ICA 2018 35

ICA abre concursos de apoio ao Cinema e ao Audiovisual de 2018

O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) abriu esta quarta-feira (30 de maio) os concursos de apoio ao Cinema e Audiovisual de 2018, que abriram com vários meses de atraso, disponibilizando cerca de 19 milhões de euros para repartir por 25 concursos, agrupados em cinco programas: Programa de Apoio aos Novos Talentos e Primeiras Obras, Programa de Apoio ao Cinema, Programa de Apoio ao Audiovisual e Multimédia, Programa de Apoio à Internacionalização e Outros Apoios.

Cerca de 10,9 milhões de euros estão destinados ao Programa de Apoio ao Cinema, que será distribuído pelos 16 concursos que abrangem áreas como a escrita de argumentos, produção, distribuição e exibição. O programa de apoio à internacionalização conta com cerca de 615 mil euros e o programa para novos talentos e primeiras-obras conta com um total de 2,5 milhões de euros.

Uma das novidades deste ano é a criação do Programa Ad Hoc, que se destina a “apoiar financeiramente a concretização de iniciativas e projetos que contribuam para o desenvolvimento do setor do cinema e do audiovisual”, como por exemplo: a organização de eventos, realização de mostras de cinema português, edição de publicações, Aquisição de equipamentos, entre outros. Estão destinados 400 mil euros para o Programa Ad Hoc.

Já é possível consultar toda a calendarização dos concursos, assim como o regulamento e a lista de júris aprovada por concurso. Para mais informações pode consultar aqui.

Skip to content