DocLisboa

DocLisboa 2014: Arranca hoje com “Maïdan”

 “Maïdan” (2014)_1

Arranca hoje a 12ª edição do DocLisboa – Festival Internacional de Cinema, um dos mais importantes festivais internacionais de cinema documental. Coube a honra de abrir o festival ao filme de co-produção Ucrânia/Holanda,  “Maïdan”, do cineasta bielorrusso Sergei Loznitsa, “um filme que retrata os protestos populares que tiveram início em Novembro de 2013 na praça central de Kiev contra o regime do presidente deposto Viktor Yanukovich”. A sessão de abertura está marcada para as 21h30 no Grande Auditório da Culturgest. O filme estreou no Festival de Cannes 2014, onde recebeu o prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema. No Pequeno Auditório, è mesma hora, serão exibidos os filmes “Medium Earth”, do coletivo The Otolith Group e a curta “Traces”, de Wang Bing. No Cinema São Jorge, será exibido o filme “Ai Weiwei’s Appeal ¥15,220,910,50″, do artista e crítico social e político chinês Ai Weiwei.

Destaque ainda para os três realizadores que vão ser homenageados na 12ª edição do Doclisboa, o realizador brasileiro Eduardo Coutinho, o alemão Harun Farocki e o francês Alain Resnais, todos falecidos este ano.

O programa do Doclisboa 2014 é composto por cerca de 250 filmes, oriundos de 40 países, sendo que 11 são estreias mundiais.

Ver Programa Aqui

Deixar uma resposta