As Escolhas de Sofia

As Escolhas de Sofia #39 (As Vantagens de Ser Invisível)

As Escolhas de Sofia

As Vantagens de Ser Invisível (2012) – Adolescência: ontem, hoje e amanhã

A adolescência é considerada um período de grande tensão emocional. O adolescente procura compreender-se a si próprio, de modo a encontrar a sua identidade, instalando-se um conflito entre o desejo de afirmar o seu “eu” e o de ser igual aos outros. Por sua vez, os adultos procuram compreender o adolescente, sem se recordarem que em tempos também se sentiram assim.

Por isso existem filmes como “As Vantagens de Ser Invisível” (“The Perks of Being a Wallflower”) que mostram aos jovens e relembram aos mais velhos as angústias da adolescência, sem recorrer às histórias cliché de triângulos amorosos entre um geek introvertido, um jogador de futebol e uma cheerleader.

Stephen Chbosky escreveu o livro. Stephen Chbosky escreveu o argumento. Stephen Chbosky realizou o filme. E felizmente ficou por aí, porque esteve brilhante nestes três papéis, e deixou o resto para Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller.

O filme desenrola-se no início dos anos 90 e conta a história de Charlie (Logan Lerman) que ingressa no primeiro ano do ensino secundário e é acolhido por dois estudantes mais velhos. Patrick (Ezra Miller) que é alto, extrovertido, divertido e gay, e Sam (Emma Watson) que é adorável e simpática, mas danificada. Através deles, Charlie conhece ainda outros amigos, como Mary Elizabeth (Mae Whitman), com quem tem um relacionamento.

Mas nada é assim tão simples, a história de Charlie é narrada através das cartas que escreve para um “amigo”. Nessas cartas conseguimos compreender que além de tímido Charlie sofre de problemas de saúde mental decorrentes de acontecimentos marcantes na sua curta vida. Uma pessoa chave é a sua tia (Melanie Lynskey) que recorda em momentos de maior instabilidade.

Sem querer desvendar muito mais acerca deste fantástico filme, importa referir que o livro, lançado em 1999, explora temas como o uso de drogas, a sexualidade, e a amizade, e portanto é ainda terrivelmente atual. É um retrato da adolescência que todos estamos habituados a ver, mas que surge de uma maneira tão diferente e envolvente que é impossível resistir, principalmente por ser pautado por uma banda sonora de grande qualidade.

O primeiro grande papel de Emma Watson depois de largar a capa e a varinha de Hermione (da saga Harry Potter), e o filme em que Ezra Miller foi contratado por uma audição que realizou via Skype. “As Vantagens de Ser Invisível” é um filme especial que nos mostra como é possível estarmos felizes e tristes ao mesmo tempo, sem percebermos como nem porquê.

"As Vantagens de Ser Invisível" (2012)_1

Deixar uma resposta