Goya

Goyas 2016: “As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado” representa Portugal para Melhor Filme Ibero-Americano

"As Mil e uma Noites" (2015)_3

Os membros da Academia Portuguesa de Cinema escolheram o filme “As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado”, de Miguel Gomes, para representar Portugal como candidato à 30ª Edição dos Prémios Goya, na categoria de melhor filme ibero-americano.

Este filme integra uma trilogia, baseada no famoso conto persa “As Mil e Uma Noites”, onde Xerazade entretém o diabólico Rei com histórias fantásticas povoadas de misticismo, de forma a preservar a sua vida. As histórias contadas são sobre um país socialmente desesperado onde predomina o descontentamento. Esse país é Portugal.

O filme tem estreia marcada em Portugal no dia 24 de setembro e conta, nos principais papéis, com os atores Joana de Verona, Teresa Madruga, Gonçalo Waddington, Crista Alfaiate, João Pedro Bénard, Xico Xapas, Luísa Cruz e Margarida Carpinteiro.

“As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado” é também candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro da Academia de Cinema Americana.

A 30ª edição dos Prémios Goya, os mais importantes prémios cinematográficos em Espanha, realiza-se no inicio de fevereiro de 2016, em Madrid.