Queer Lisboa

Queer Lisboa 2015: Arranca hoje

"Praia do Futuro" (2015)_1

Arranca hoje a 19ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, que decorrerá até dia 26 de setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. O certame começa com a exibição do filme do Brasil, “Praia do Futuro”, de Karim Aïnouz, na Sala Manoel de Oliveira, às 21h00, que contará com a presença do realizador.

O filme, que resulta de uma produção entre o Brasil e a Alemanha, estreou-se na Competição Oficial da 64.ª edição da Berlinale, e é protagonizado por Wagner Moura, que aqui veste a pele de Donato, um nadador-salvador na Praia do Futuro, bairro da cidade de Fortaleza. Um dia, ao mergulhar para socorrer dois banhistas surpreendidos pela corrente, Donato resgata o alemão Konrad (Clemens Schick), mas não consegue salvar o seu amigo, Heiko. Konrad e Donato acabam por se aproximar e experimentar uma surpreendente atração física, que depressa se transforma em paixão. Quando Konrad volta para a Alemanha, Donato decide segui-lo e nunca mais volta. Deixando para trás a mãe e o irmão menor, Ayrton (Jesuíta Barbosa), Donato encontra em Berlim uma nova vida. Karim Aïnouz, cineasta brasileiro, estabelecido na Alemanha, estará presente no Queer Lisboa para apresentar o filme.

Depois da sessão haverá a Festa de Abertura, no Fontória Blues Caffe & Dinner, às 23h30, com a noite Discos Voadores, por Nuno Galopim, um dos programadores do festival, e ainda com DJ Almada Guerra. A entrada custa 4€, com direito a uma bebida.

A edição 19 do Queer Lisboa conta com um total de 76 filmes, provenientes de 34 países, sendo que desses países a Alemanha e a França são os mais representados, com 12 filmes cada um. Portugal conta com um total de oito filmes programados.

Consultar Programa Aqui.

Fonte: Queer Lisboa