Cinanima 2015_1

Arranca já no dia 9 de novembro mais uma edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, e o Cinema 7ª Arte vai lá estar a acompanhar as festividades deste que é o maior festival de cinema de animação realizado em Portugal e um dos mais antigos deste tipo de cinema em todo o mundo.

Como é habitual, a 39ª edição do Cinanima promete bastante qualidade e variedade, com 82 filmes (entre curtas e longas-metragens) provenientes de todo o mundo e confeccionados com as mais diversas técnicas de animação disponíveis, desde stop-motion até à mais moderna tecnologia digital. Estes filmes competirão nas secções de competição internacional para curta e longa-metragem e ainda nas secções específicas para filmes nacionais, com o Prémio António Gaio para melhor filme nacional em competição e com o prémio Jovem Cineasta português. Existem ainda secções de panorama, não competitivas bem como sessões para filmes escolares.

No dia da cerimónia de abertura do certame, para além da longa-metragem escolhida, “O Reino Gelado 2” do russo Alexei Tsitsilin, irão também ser projectados os seis filmes finalistas do Cartoon D’Or de 2015, o maior prémio internacional de Cinema de Animação e ainda o filme “Triple Touble” de Albert’t Hooft e Paco Vink.

A secção competitiva de longas-metragens conta com cinco filmes: “Sabogal” de Sergio Mejía Forero e Juan José Lozano (Colômbia), “Manieggs: A Vingança de um Ovo Duro de Roer” de Zoltán Miklosy (Hungria), “Contos Extraordinários” de Raul Garcia (Luxemburgo), “Banido” de Diego Guerra (Colômbia) e “A História de Little” de Jan Balej (República Checa). O júri internacional das longas-metragens é constituído por, Tony Donoghue, Anabela Branco e Carlos de Carvalho. O júri internacional das curtas-metragens é formado por António Costa Valente, Olivier Catherin e Ton Crone.

Para além do grande número de filmes já acima referido, o Cinanima oferece um vasto leque de Workshops e Masterclasses com nomes já estabelecidos da indústria da Animação e Ilustração, como por exemplo Catarina Sobral, Bruno Simões, Tony Donoghue Patrícia Figueiredo. A edição 2015 do Cinanima decorre de 9 a 15 de novembro.

Segue em baixo algumas sugestões da selecção oficial do Cinanima 2015:

Pos Eso – Sam – Espanha

Extraordinary Tales – Raul Garcia – Luxemburgo

Desterrada – Diego Guerra – Colômbia

O Reino Gelado 2 – Alexey Tsitsilin – Russia

A História de Little – Jan Balej – República Checa

Triple Trouble – Albert’t Hooft, Paco Vink – Holanda

Fonte: Cinanima