Cinanima

Cinanima 2015: Certame arranca com “O Reino Gelado 2”

“O Reino Gelado 2” (2014)_1

Arranca hoje a 39ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, o maior festival de cinema de animação realizado em Portugal e um dos mais antigos deste tipo de cinema em todo o mundo. A sessão de abertura está marcada para as 21h00, na Sala António Gaio, no Centro Multimeios de Espinho, com o filme russo “O Reino Gelado 2”, de Alexey Tsitsilin. “Depois da vitória sobre a Rainha da Neve, o TROLL Orm torna-se um herói para todos. Ao exagerar nas suas façanhas e feitos, Orm cria uma teia de mentiras, afirmando que ele próprio tinha derrotado a Rainha da Neve. Onde é que estas histórias o irão levar?”.

Antes da sessão será apresentada a curta “O Lobo Bobo”, um projeto de animação baseada numa música homónima bastante conhecida, tocada e cantada ao vivo.

A secção competitiva de longas-metragens conta com cinco filmes: “Sabogal” de Sergio Mejía Forero e Juan José Lozano (Colômbia), “Manieggs: A Vingança de um Ovo Duro de Roer” de Zoltán Miklosy (Hungria), “Contos Extraordinários” de Raul Garcia(Luxemburgo), “Banido” de Diego Guerra (Colômbia) e “A História de Little” de Jan Balej (República Checa). O júri internacional das longas-metragens é constituído por, Tony Donoghue, Anabela Branco e Carlos de Carvalho. O júri internacional das curtas-metragens é formado por António Costa Valente, Olivier Catherin e Ton Crone.

Para além do grande número de filmes desta edição, o Cinanima oferece um vasto leque de Workshops e Masterclasses com nomes já estabelecidos da indústria da Animação e Ilustração, como por exemplo Catarina Sobral, Bruno Simões, Tony Donoghue Patrícia Figueiredo. A edição 2015 do Cinanima decorre até 15 de novembro.