Monstra

Monstra 2016: Está aí a chegar a Monstra

De 3 a 13 de março, o Monstra – Festival de Animação de Lisboa traz consigo mais de 500 filmes, entre os quais 50 portugueses, oriundos de 69 países de todos os continentes para a sua 15ª edição.

A grande estrela do festival será certamente o filme “O Profeta”, realizado por Roger Allers e produzido por Salma Hayek, que também dá voz a uma das personagens do filme. Contará ainda com a participação de Liam Neeson (“Michael Collins“, “A Lista de Schindler”) no papel principal. A banda-sonora é da autoria de Gabriel Yared (“O Paciente Inglês”, “Cold Mountain”).

O célebre realizador de culto, Ralph Bakshi irá também participar no festival com a apresentação da sua nova curta “Last Days on Coney Island” e uma retrospetiva dos filmes “Fritz the Cat” e “O Senhor dos Anéis”.

Também em destaque está o cinema de animação japonês com os filmes as “Memórias de Marnie”, de Hiromasa Yonebayashi – candidato ao óscar de melhor filme de animação – “Metropolis”, de Rintaro, “Viagem de Chihiro”, de Hayao Miyazaki e “When the Wind Blows”, de Jimmy Murakami.

Este ano o festival irá prestar homenagem ao cinema da ex-Jugoslávia com obras de Bordo (Borivoj Dovnikovic), entre outros.

A música também terá um lugar de destaque nesta edição da Monstra. Pela primeira vez será apresentada a secção Jazz e Animação, realizado no Hot Club Portugaln e no cinema Ideal, onde os filmes serão acompanhados por música ao vivo.