“Gelo”, de Luís Galvão Teles e Gonçalo Galvão Teles, será o filme de abertura do Fantasporto 2016. Produzido pela Fado Filmes, “Gelo” terá a sua sessão de abertura marcada para o dia 26 de fevereiro, às 21h, no Grande Auditório, no Teatro Municipal Rivoli, no Porto. A 36ª edição do Fantas decorre até 5 de março.

O filme desenvolve-se numa narrativa envolvente e inesperada, numa mistura entre romance e fantástico, na qual as vidas de duas mulheres se cruzam nas histórias uma da outra. É um filme raro no panorama cinematográfico português, que une o romance e o fantástico e leva o espectador a questionar-se sobre quantas vidas há numa vida.

“Gelo” é protagonizado pela atriz espanhola Ivana Baquero (“O Labirinto do Fauno” e “As Crónicas de Shannara“). O filme conta ainda com um sólido elenco de atores portugueses, como Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Inês Castel-Branco, Carlos Santos, João Jesus e Beatriz Leonardo.

“Há já algum tempo que queríamos fazer um filme juntos. Tal como acontece em Gelo, às vezes não somos nós que escolhemos os filmes, mas são os filmes que nos escolhem a nós.”, diz Gonçalo Galvão Teles. “Gelo é um filme que vai para além da realidade e da imaginação e que mergulha num mundo outro onde o tempo, a vida, o amor e a morte fundam e orquestram a Humanidade. É também a concretização do sonho antigo de realizar um filme em conjunto com o meu filho Gonçalo.”, diz Luís Galvão Teles.

O filme foi também um dos 15 seleccionados para integrar a competição oficial do festival norte-americano Cinequest, um dos mais prestigiados festivais de cinemas dos Estados Unidos da América, e foi seleccionado para o Chicago Latino Film Festival.

“Gelo” estreia comercialmente nas salas nacionais a 3 de março.

"Gelo" (2016)_2