Estreias

Estreias da Semana (03-Março-2016)

A Força da Verdade
de Peter Landesman
EUA – Drama – 2015
Sinopse: Este filme dá a conhecer a luta de Dr. Bennet Omalu, neuropatologista forense de renome, contra a National Football League (NFL), para que fossem reconhecidos os elevados riscos cerebrais a que os jogadores de futebol americano estão sujeitos. Investigações levadas a cabo pelo Dr. Bennet Omalu em jogadores de futebol americano decobriram uma grande incidência de Encefalopatia Traumática Crónica (CTE), uma doença cerebral degenerativa que afeta principalmente pessoas com histórico de lesões constantes, mesmo que leves, na cabeça. Uma doença outrora associada a lutadores de ringue e por isso até então conhecida como demência pugilística. O primeiro caso entre jogadores de futebol americano da doença foi descrito em 2002, em Mike Webster, ex-Pittsburgh Steelers. E em 2005, fruto de um projeto de investigação conduzido por Omalu no Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh, foi publicado um artigo no jornal Neurosurgery, intitulado “Chronic Traumatic Encephalopathy in a National Football League Player”.

Assalto a Londres
de Babak Najafi
EUA – Ação/Thriller – 2015
Sinopse: A história começa em Londres, onde o primeiro-ministro britânico faleceu em circunstâncias misteriosas. O funeral é um evento imperdível para os líderes do mundo ocidental. No entanto, o que começa como o evento mais protegidos na Terra, transforma-se numa trama mortal para matar os líderes mais poderosos do mundo, devastar cada marco conhecido na capital britânica e desencadear uma terrível visão do futuro. Apenas três pessoas tem alguma esperança de abortar o projeto: o presidente dos Estados Unidos, o seu formidável chefe dos serviços secretos e um agente inglês MI-6 que não confia em ninguém, até terminar a missão.

Cavaleiro de Copas
de Terrence Malick
EUA – Drama – 2015
Sinopse: Esta era a história que contavam a Rick na sua infância…. Agora, Rick é um escritor de comédia que vive em Santa Monica. Anseia por algo diferente, algo mais do que a vida que conhece, sem saber muito bem o quê ou como partir para o encontrar. Não sabe para que lado se virar. A morte do seu irmão, Billy, paira sobre ele como uma sombra. O seu pai, Joseph, carrega um sentimento de culpa pela morte de Billy. Outro irmão, Barry, numa maré de azar, mudou-se recentemente do Missouri, onde cresceram, para Los Angeles. Rick tem ajudado o irmão a superar esta fase. Rick procura distração na companhia de mulheres: Della; Nancy, uma médica com quem foi casado; uma modelo chamada Helen; Elizabeth, uma mulher que ele engravidou; uma stripper chamada Karen; e Isabel, uma jovem que o ajuda a olhar para o futuro. As mulheres parecem saber mais do que ele próprio. Elas trazem-no para o coração das coisas, mais perto do mistério. As drogas não acrescentam nada. As festas, os engates, a carreira… nada o satisfaz. E no entanto, cada mulher e cada homem que conheceu ao longo da sua vida serviu-lhe, de alguma forma, de guia, de mensageiro. A estrada para Este estende-se diante dele. Será que ele vai avançar? Vai faltar-lhe a coragem? Irá manter-se acordado? Ou será que tudo não vai passar de um sonho, uma esperança, uma passagem imaginária? A viagem ainda agora começou.

Gelo
de Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles
Portugal – Drama – 2016
Sinopse: Concebida a partir do ADN de um cadáver congelado com mais de 20.000 anos, Catarina cresce encerrada num palácio isolado, sob a tutela de Samuel, um investigador da VIDA FUTURA que a usa como cobaia num projeto sobre a imortalidade humana. Uma jovem estudante de cinema, Joana, só Joana, apaixona-se por Miguel, um colega mais velho obcecado pelo Gelo, paixão que acaba súbita e tragicamente durante uma viagem iniciática de ambos ao cume de uma montanha nevada.

Muito Amadas
de Nabil Ayouch
França – Drama – 2015
Sinopse: A história passa-se Marraquexe, cidade do centro de Marrocos, nos dias de hoje. Noha, Randa, Soukaina e Hima vivem amores que têm um preço. Elas são prostitutas, objectos de desejo. Vivas e cúmplices, dignas e emancipadas, elas resistem ao quotidiano de violência numa sociedade que tanto as utiliza como as condena.

The Boy – Segue as Regras
de William Brent Bell
EUA – Thriller – 2016
Sinopse: Greta, uma jovem americana que vai trabalhar como babysitter numa pequena localidade inglesa, na casa da família Heelshire, para cuidar de Brahms. Mas mal chega, Greta descobre que o menino é afinal um boneco de procelana em tamanho real. Os “pais” de Brahms vão de férias e deixam a Greta uma lista de regras que esta deverá respeitar rigorosamente. Violando as regras impostas pelo casal, Greta acaba por descobrir através de uma sucessão de acontecimentos estranhos que afinal Brahms não é um mero boneco..