Monstra

Monstra 2016: Certame arranca hoje

Arranca hoje a 15ª edição da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, um dos mais importantes festivais de cinema nacionais e de animação, que irá decorrer até 13 de março. A edição 2016 da Monstra apresentará mais de 600 filmes de animação para todos os públicos e contará com a presença de vários convidados, como o realizador norte-americano Bill Plympton e o húngaro Áron Gauder.

A grande estrela do festival será certamente o filme “O Profeta”, realizado por Roger Allers e produzido por Salma Hayek, que também dá voz a uma das personagens do filme. Contará ainda com a participação de Liam Neeson (“MichaelCollins“, “A Lista de Schindler”) no papel principal. A banda-sonora é da autoria de Gabriel Yared (“O PacienteInglês”, “Cold Mountain”).

O célebre realizador de culto, Ralph Bakshi irá também participar no festival com a apresentação da sua nova curta “Last Days on Coney Island” e uma retrospetiva dos filmes “Fritz the Cat” e “O Senhor dos Anéis”.

Também em destaque está o cinema de animação japonês com os filmes as “Memórias de Marnie”, de Hiromasa Yonebayashi – nomeado ao óscar de melhor filme de animação – “Metropolis”, de Rintaro, “Viagem de Chihiro”, de Hayao Miyazaki e “When the Wind Blows”, de Jimmy Murakami.

Haverá ainda uma retrospetiva dedicada aos países membros da antiga Jugoslávia. Na sessão, serão exibidas curtas-metragens provenientes da Sérvia, Croácia, Bósnia e Eslovénia.

A sessão de abertura decorre hoje ás 21h30, na Sala Manoel de Oliveira. “Nesta gala, poderá contar-se com um conjunto de surpresas trazidas pelas mãos de Fernando Alvim e Fernando Galrito, diretor artístico do Festival. A noite contará com a estreia absoluta de dois filmes, “Fatum” e “Verdes Anos“, sendo que este segundo será musicado ao vivo, através das prestações inconfundíveis de Mariana Abrunheiro e Bruno Alves. A música e o cinema de animação criam assim uma relação de comunhão, apelando ao património mundial português  – o fado.”

Amanhã, 4 de março, pelas 21h30, decorre a ante-estreia exclusiva de “O Rapaz e o Monstro”, do japonês Mamoru Hosoda. A longa-metragem apresenta-se como um conto de fantasia sobre a amizade entre Kyuta, um rapaz só e infeliz que vive no mundo dos humanos (em Shibuya), e Kumatetsu, uma criatura solitária que vive em Jutengai, o mundo imaginário. A relação, por vezes tempestuosa, entre o monstro e o seu jovem aprendiz, vai ficando cada vez mais forte. Ao superarem a solidão, acabam por perceber o quanto precisam um do outro. Um feliz encontro que será o início de uma aventura que vai muito para além da nossa imaginação.

Site Oficial