Indie Lisboa

IndieLisboa 2016: Abre hoje com “Love & Friendship”, de Whit Stillman

Arranca hoje a 13ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, que irá decorrer até 1 de maio, em Lisboa. O IndieLisboa 2016 apresenta nesta edição 289 filmes (87 longas e 202 curtas metragens) para as várias secções do festival. Este ano estarão presentes 40 filmes portugueses (10 longas e 30 curtas metragens), 21 dos quais integram a competição nacional (17 curtas e 4 longas metragens).

A cerimónia de abertura do certame acontece hoje, pelas 21h30, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, com a estreia do filme “Love & Friendship”, de Whit Stillman (uma estreia da NOS Audiovisuais), numa viagem literária até ao conto de Jane Austen que a mestria do realizador transformou – como habitual – numa divertida comédia de costumes.

“Tal como acontece com Hansen-Løve, o IndieLisboa, depois de no ano passado ter recebido Whit Stillman como seu herói independente, mostra agora o seu último filme. Esta comédia de costumes, adaptando o romance não publicado de Jane Austen, Lady Susan, passa-se na poderosa máquina social que era a sociedade inglesa no século XVIII. Lady Susan (Kate Beckinsale) resolve passar uma temporada em casa dos sogros, enquanto os rumores sobre a sua conhecida indiscrição se desvanecem. Aí resolve começar a procurar um bom partido para a sua filha Frederica.”

Entre os muitos filmes a serem exibidos nesta edição destacamos o filme “Balada de um Batráquio”, de Leonor Teles, que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim e o Prémio Firebird no Festival Internacional de Hong Kong, estará no IndieLisboa em Competição Internacional de Curtas Metragens; o filme “L’avenir” (uma estreia da Alambique Filmes), da realizadora Mia Hansen-Løve, que encerrará o festival; “Cartas da Guerra”, de Ivo Ferreira, um dos mais aguardados filmes portugueses do ano; “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu” de João Botelho e “A Vossa Terra” de João Mário Grilo.

Os homenageados na secção Herói Independente desta edição são, o realizador holandês Paul Verhoeven e o ator e realizador francês Vincent Macaigne, que estarão presentes no IndieLisboa.

Ver Selecção Oficial completa aqui.

Fonte: IndieLisboa