Retrospetiva de Derek Jarman nos 20 anos do Queer Lisboa e Programa do New Queer Cinema é uma das apostas do Queer Porto 2.

Em 2016, o Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, assinala 20 anos de existência, de 16 a 24 de setembro, com uma edição especial que contemplará uma ampla retrospetiva da obra de Derek Jarman, um dos nomes maiores da história do cinema queer, na Cinemateca Portuguesa. Além das suas obras mais emblemáticas, como “The Last of England” (1987) ou “Edward II” (1991), serão ainda dadas a conhecer, pela primeira vez em Portugal, algumas recém-descobertas e restauradas curtas-metragens em Super 8, inclusivamente com a exibição de um título inédito, um documentário experimental sobre o grupo escocês Orange Juice. Esta retrospetiva servirá ainda de mote para refletir sobre a cultura punk, pós-punk e o cinema experimental britânico, colocando a obra de Jarman em diálogo com a de outros realizadores, como John Maybury, John Scarlett-Davis e Cerith Wyn Evans. Ao todo serão exibidos mais de 40 títulos, entre longas e curtas-metragens, naquela que é uma das maiores mostras alguma vez dedicadas a Derek Jarman, autor de filmes como “Caravaggio” (1986) e “Blue” (1993).

A propósito desta retrospetiva, terá ainda lugar na Cinemateca Portuguesa um debate com a presença de importantes figuras ligadas à obra de Derek Jarman, nomeadamente James Mackay, produtor de alguns dos filmes mais importantes do cineasta britânico, Keith Collins, antigo parceiro de Jarman e ator em alguns dos seus filmes, o realizador John Scarlett-Davis – um dos nomes centrais do cinema experimental britânico dos anos 1980 -, e William Fowler, programador do BFI – British Film Institute.

Absolutely Fabulous - The Movie 1

Há muito aguardado e recentemente estreado em Londres com enorme sucesso, o diretor artístico João Ferreira e o programador do Queer Lisboa, Nuno Galopim, anunciaram terem garantida a estreia nacional do filme “Absolutely Fabulous: The Movie”, de Mandie Fletcher, a adaptação ao cinema da mediática série de culto britânica, trazendo assim para o grande ecrã as aventuras da dupla Eddy e Patsy Stone. O Queer Lisboa 20 exibirá este filme na sessão de abertura, a 16 de setembro, e de encerramento do Queer Porto 2, no dia 8 de outubro, no Teatro Municipal Rivoli.

Para a sessão de encerramento do Queer Lisboa 20 vai ser exibido, no dia 24 de setembro, no Cinema São Jorge, em estreia nacional, em parceria com a TV Cine & Séries, “Looking: The Movie”, da HBO, realizado por Andrew Haigh, e que serve de capítulo final à série televisiva, transmitida entre 2014 e 2015 e que rapidamente se tornou um fenómeno viral.

Foram também anunciadas algumas novidades para a segunda edição do Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer, a decorrer de 5 a 9 de outubro. Em jeito de celebração dos 25 anos do artigo da ensaísta norte-americana B. Ruby Rich, na Sight & Sound, onde a autora cunhou o termo “New Queer Cinema” para definir uma nova linguagem cinematográfica que surgiu em inícios da década de 1990 e que veio alterar o paradigma da representação de temáticas queer no cinema, os programadores do Festival anunciaram a realização de uma retrospetiva dedicada ao New Queer Cinema, com alguns dos filmes mais representativos deste movimento que dominou a primeira década dos anos 1990 e veio a alterar para sempre o panorama do cinema independente americano. Integram esta Retrospetiva New Queer Cinema os títulos emblemáticos “Mala Noche” (1985), primeiro filme Gus Van Sant, “The Living End” (1992) de Gregg Araki, “Poison” (1991) de Todd Haynes, “Go Fish” (1994) de Rose Troche, “The Watermelon Woman” (1996) de Cheryl Dunye e “Swoon” (1991) de Tom Kalin.

Esta segunda edição do Queer Porto contará com a presença do realizador Tom Kalin, que vai realizar uma master class na malavoadora.porto sobre a evolução das estéticas e narrativas do cinema queer. A Retrospetiva New Queer Cinema promete ainda algumas surpresas, nomeadamente uma colaboração com diversos artistas do Porto, a ser anunciada em setembro.

O Queer Lisboa 20 realiza-se de 16 a 24 de setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, e o Queer Porto 2 realiza-se de 5 a 9 de outubro, no Teatro Municipal Rivoli, Maus Hábitos, malavoadora.porto e Galeria Wrong Weather.

Fonte: Queer Lisboa