Lisbon & Estoril Film Festival

Lisbon & Estoril Film Festival 2016: Godard, Skolimowski e Villaverde serão homenageados

A organização do Lisbon & Estoril Film Festival divulgou esta semana as primeiras novidades para a 10ª edição, que se irá realizar entre 4 e 13 de novembro.

leffest-2016_4

Jen-Luc Godard, um dos mais importantes e influentes cineastas dos últimos 50 anos, será homenageado com uma retrospectiva completa da sua obra (cerca de uma centena de filmes) e com um simpósio internacional. As mais destacadas figuras do mundo cinematográfico, das artes, da literatura e da crítica internacional, partilharão entre si e com o público a influência que o mestre da Nouvelle Vague teve em cada um e nas gerações futuras.

leffest-2016_3

Também Jerzy Skolimowski, convidado e vencedor do Prémio Melhor Filme da edição de há um ano (com o filme “11 Minutos”), pioneiro do novo cinema polaco e uma das vozes marcantes da nova vaga do cinema europeu, e que tem sido distinguido nos mais importantes festivais de cinema (o Festival de Veneza que ainda decorre, premiou-o com um Leão de Ouro pela sua carreira) , regressa ao Festival para uma homenagem, com a exibição de uma retrospectiva integral da sua obra. Skolimowski integrará também o Júri da Selecção Oficial em Competição do LEFFEST deste ano.

leffest-2016_5

Nesta edição, a obra completa da cineasta Teresa Villaverde, um dos nomes mais importantes do recente cinema português, será exibida em retrospectiva e contará com a presença da realizadora e de muitos dos atores que com ela têm trabalhado.

Destaque ainda para a apresentação da famosa peça de Samuel Beckett, “Dias Felizes”, onde a atriz italiana Nicoletta Braschi (“A Vida é Bela” (1997)) interpreta, de forma brilhante, o papel de Winnie. A encenação é de Andrea Renzi, que também interpreta o papel de Willie, e será apresentada no Teatro Nacional D. Maria II, nos dias 10 e 11 de novembro.

Num outro plano, realce para a exposição fotográfica Chema Prado/Series que inclui retratos de grande formato de personalidades do cinema, como Malkovich, Manoel de Oliveira, António Banderas, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, Jim Jarmusch, Robert de Niro, entre outros. Trata-se de uma série de fotografias espontâneas de autoria de Chema Prado, um dos nomes mais reconhecidos e respeitados no panorama do cinema internacional e que dirigiu durante 30 anos a Cinemateca Espanhola.

Esperam-se mais novidades do programa para o mês de outubro.

Esta semana, o Lisbon & Estoril Film Festival foi eleito um dos 25 festivais mais cool do mundo. O LEFFEST foi o único festival português a integrar a lista da revista MovieMaker Magazine, que elege os 25 festivais mais cool a nível mundial. “Paulo Branco’s event has become a great honor to be invited to, a decade since its inception, due to the excellent programming.”.

leffest-2016_2

Fonte: LEFFEST