Óscares

Óscares 2017: As nossas previsões

A uma semana da grande noite de Hollywood, a cerimónia de entrega dos prémios da Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas, o Cinema 7ª Arte faz as suas previsões para os possíveis vencedores da 89ª edição dos Óscares, que se realiza a 26 de fevereiro. Consideramos que “La La Land” irá vencer oito Óscares (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Montagem, Melhor Direcção Artística, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Canção, Melhor Edição de Som e Melhor Mistura de Som).

O segundo mais premiado será “Moonlight”, que irá vencer nas categorias de Melhor Ator Secundário, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Fotografia, seguido por “Vedações” nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz Secundária. Consideramos que os seguintes filmes irão conquistar apenas um Óscar: “Elle” (Melhor Atriz), “Manchester By the Sea” (Melhor Argumento Original), “Zootrópolis” (Melhor Filme de Animação), “OJ: Made in America” (Melhor Documentário), “O Vendedor” (Melhor Filme Estrangeiro), “Fantastic Beasts and Where to Find Them” (Melhor Guarda-Roupa), “Suicide Squad” (Melhor Maquilhagem e Cabelo), “Rogue One: A Star Wars Story” (Melhores Efeitos Visuais).

A categoria de Melhor Filme é por norma a mais difícil de prever o vencedor. Ao contrário do ano passado em que podia-se considerar dois ou três filmes dos nomeados como os favoritos, este ano é bastante claro que “La La Land” é o favorito. Tem ganho praticamente tudo o que há para ganhar durante a Temporada de Prémios 2016/2017 e obteve 14 nomeações para os Óscares, igualando o recorde de “Titanic” (1997) e “All About Eve” (1950). Venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme em Comédia ou Musical, triunfou nos BAFTA, nos Producers Guild Awards, Boston Society of Film Critics Awards, New York Film Critics Circle Awards, Critics’ Choice Movie Awards, Satellite Awards, National Board of Review, entre muitos outros.

Na categoria de Melhor Realizador, apesar de Damien Chazelle ser o favorito, por “La La Land”, também há outro possível forte concorrente, Barry Jenkins, por “Moonlight”. Ambos merecem vencer a estatueta dourada pela magnífica realização e domínio na técnica que demonstraram. No entanto, é o primeiro que deverá arrecadar o prémio de Melhor Realizador, pois já venceu nos Globos de Ouro, nos BAFTA e no Director Guild Awards.

Na categoria de Melhor Ator destacamos dois nomes, Casey Affleck, em “Manchester by the Sea” e Denzel Washington, em “Vedações”. O primeiro, segunda nomeação ao Óscar, é um dos favoritos pois tem sido o que mais prémios tem conquistado nesta temporada, como nos Globos de Ouro, nos BAFTA, na National Society of Film Critics Awards e no National Board of Review, entre outros. O seu desempenho tem sido bastante apreciado e pode ser desta que receba o reconhecimento da Academia. O segundo, é um dos atores de Hollywood mais consagrados, um veterano que já venceu dois Óscares (um de Melhor Ator e outro de Melhor Ator Secundário) e o seu extraordinário desempenho em “Vedações” pode muito bem valer-lhe o terceiro Óscar. Venceu os Screen Actors Guild Awards e por isso achamos que será o vencedor este ano. Nas categorias de representação secundários, apostamos em Mahershala Ali, em “Moonlight” para Melhor Ator Secundário e em Viola Davis, em “Vedações”, para Melhor Atriz Secundária.

Quanto à categoria de Melhor Atriz, é uma categoria bastante forte este ano, permitindo que qualquer uma das nomeados mereça receber a estatueta dourada. Emma Stone, em “La La Land”, ou Natalie Portman, em “Jackie”, são duas claras favoritas. A primeira destacou-se nos Screen Actors Guild Awards e nos Globos de Ouro venceu o de Melhor Atriz Comédia ou Musical. No entanto, achamos que a Academia irá premiar a atriz francesa Isabelle Huppert, em “Elle”. O seu desempenho agradou toda a comunidade crítica e venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, nos Gotham Awards, National Society of Film Critics Association, Boston Society of Film Critics, entre outros. A Academia gosta bastante das atrizes francesas.

Na categoria de Melhor Filme de Animação, apostamos em “Zootrópolis” e na de Melhor Filme Estrangeiro apostamos em “O Vendedor”, do Irão, apesar de “Toni Erdmann”, da Alemanha, ser um fortíssimo concorrente. Ambas as categorias garantem forte probabilidade de estar correctas.

Nas categorias mais técnicas, achamos que o musical “La La Land” se irá destacar sem grandes dificuldades, como por exemplo nas categorias de Melhor Banda Sonora (composta por Justin Hurwitz), Melhor Canção, Melhor Direcção Artística e Melhor Edição. Quanto às de Mistura de Som e Edição de Som, achamos que “La La Land” é o favorito, mas “O Herói de Hacksaw Ridge” é também um concorrente forte na área do som. Na de Melhor Fotografia, há três fortes concorrentes, “Silêncio”, “La La Land” e “Moonlight”. O primeiro a direcção de fotografia foi realizada por Rodrigo Prieto, que já tinha sido nomeado em 2006 por “O Segredo de Brokeback Mountain”. O segundo é de Linus Sandgren, que recebe a sua primeira nomeação, assim como o diretor de fotografia de “Moonlight”, James Laxton. A nossa aposta é neste último.

Estas são as nossas apostas para 21 categorias, em 24. A cerimónia da 89ª edição dos Óscares, apresentada por Jimmy Kimmel, realiza-se a 26 de fevereiro de 2017, no Dolby Theatre, com transmissão em directo para mais de 225 países.

Laranja – previsão correta
Vermelho – previsão errada
Verde – vencedor oficial em caso de previsão errada

Melhor Filme
La La Land
Moonlight
Manchester by the Sea
Arrival
Lion
Hacksaw Ridge
Hidden Figures
Fences
Hell or High Water
Melhor Realizador
Dennis Villeneuve, por Arrival
Mel Gibson, por Hacksaw Ridge
Damien Chazelle, por La La Land
Kenneth Lonergan, por Manchester by the Sea
Barry Jenkins, por Moonlight
Melhor Ator
Casey Affleck, em Manchester by the Sea
Denzel Washington, em Fences
Ryan Gosling, em La La Land
Viggo Mortensen, em Captain Fantastic
Andrew Garfield, em Hacksaw Ridge
Melhor Atriz
Emma Stone, em La La Land
Natalie Portman, em Jackie
Ruth Negga, em Loving
Meryl Streep, em Florence Foster Jenkins
Isabelle Huppert, em Elle
Melhor Ator Secundário
Jeff Bridges, em Hell or High Water
Mahershala Ali, em Moonlight
Dev Patel, em Lion
Michael Shannon, em Nocturnal Animals
Lucas Hedges, em Manchester By Sea
Melhor Atriz Secundária
Viola Davis, em Fences
Naomie Harris, em Moonlight
Nicole Kidman, em Lion
Octavia Spencer, em Hidden Figures
Michelle Williams, em Manchester By The Sea
Melhor Argumento Original
Hell or High Water
La La Land
The Lobster
Manchester By the Sea
20th Century Women
Melhor Argumento Adaptado
Moonlight
Lion
Hacksaw Ridge
Arrival
Fences
Hidden Figures
Melhor Filme de Animação
Kubo and the Two Strings
Moana
My Life as a Zucchini
The Red Turtle
Zootopia
Melhor Filme Estrangeiro
Land of Mine (Dinamarca)
A Man Called Ove (Suécia)
The Salesman (Irão)
Tanna (Austrália)
Toni Erdmann (Alemanha)
Melhor Documentário
Fire At Sea
I am Not Your Negro
Life Animated
OJ: Made in America
13th
Melhor Direcção Artística
Arrival
Fantastic Beasts and Where to Find Them
Hail, Caesar!
La La Land
Passengers
Melhor Fotografia
Arrival
La La Land
Lion
Moonlight
Silence
Melhor Guarda-Roupa
Allied
Fantastic Beasts and Where to Find Them
Florence Foster Jenkins
La La Land
Melhor Montagem
Arrival
Hacksaw Ridge
Hell or High Water
La La Land
Moonlight
Melhor Maquilhagem e Cabelo
A Man Called Ove
Star Trek Beyond
Suicide Squad
Melhor Banda Sonora Original
Jackie
La La Land
Lion
Moonlight
Passengers
Melhor Canção Original
“Audition (The Fools Who Dream),” La La Land
“Can’t Stop the Feeling,” Trolls
“City of Stars,” La La Land
“The Empty Chair,” Jim: The James Foley Story
“How Far I’ll Go,” Moana
Melhor Edição de Som
Arrival
Deepwater Horizon
Hacksaw Ridge
La La Land
Sully
Melhor Mistura de Som
Arrival
Hacksaw Ridge
LaLa Land
Rogue One
13  Hours
Melhores Efeitos Visuais
Rogue One: A Star Wars Story
The Jungle Book
Doctor Strange
Fantastic Beats and Where to Find Them
Kubo and the Two Strings