Vídeos

Primeiro teaser de “Fátima” de João Canijo

Foi divulgado o primeiro teaser de “Fátima”, o novo filme do cineasta João Canijo, que conta com onze atrizes que viveram (de janeiro a março de 2016) em Vinhais, Trás-os-Montes, e que caminharam até Fátima, ao longo de nove dias e quatrocentos quilómetros de peregrinação a pé.

“Maio de 2016. Um grupo de onze mulheres parte de Vinhais, Trás-os-Montes, em peregrinação a Fátima. Ao longo de nove dias e quatrocentos quilómetros, atravessam meio país em esforço e sacrifício para cumprir as suas promessas. O cansaço e o sofrimento extremos levam-nas a momentos de ruptura. Revelam-se então as suas identidades e motivações mais profundas. Chegadas a Fátima, cada uma terá que reencontrar o seu próprio caminho para a redenção.”

Canijo, conhecido pelo grau elevado de realismo nos seus filmes, enviou onze atrizes portuguesas para a pequena vila de Vinhais, durante três meses em 2016, para que estas vivessem lá e acompanhassem os habitantes locais, para assimilarem as suas rotinas e profissões, para a construção das suas personagens. Este é um método de preparação que Canijo exige aos seus atores em todos os seus filmes, mas neste caso levou para outro patamar esta prática de modo a preparar da forma mais realista possível as suas personagens.

Rita Blanco, Ana Bustorff, Márcia Breia, Anabela MoreiraCleia Almeida, Sara Norte, Alexandra Rosa, Teresa Madruga, Íris Macedo, Teresa Tavares e Vera Barreto são as onze atrizes que integram o elenco, que conta também com não atores, ou seja, habitantes da região.

Produzido pela Midas Filmes, “Fátima”, um filme sobre a fé, devoção e o sofrimento físico com que se fazem as peregrinações a Fátima, terá uma antestreia a 23 de abril em Vinhais. A sua estreia nacional está agendada para 27 de abril deste ano, altura em que se marcam os 100 anos desde a aparição da Virgem Maria dos três pastorinhos na aldeia de Fátima.