O novo filme “Colo” de Teresa Villaverde será o filme de abertura da 14ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente, que decorre de 3 a 14 de maio, em Lisboa.

O certame arranca com o filme de Teresa Villaverde no dia 3 de maio no Cinema São Jorge. “Colo”, que teve estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim 2017, em competição oficial, é uma reflexão muito actual, e quase serena, sobre o nosso caminho comum como sociedades europeias de hoje, sobre o nosso isolamento, a nossa perplexidade perante as dificuldades que nos vão surgindo, sobre a nossa vida nas cidades e dentro das nossas famílias. É um filme em tensão crescente que nunca chega a explodir. O elenco conta com João Pedro Vaz, Alice Albergaria Borges, Beatriz Batarda, Clara Jost, Tomás Gomes, Dinis Gomes, Ricardo Aibéo, Simone de Oliveira e Rita Blanco.

A organização do IndieLisboa divulgou também que o filme de encerramento será o documentário “I Am Not Your Negro” de Raoul Peck, que esteve nomeado para o Óscar de Melhor Documentário, a decorrer a 14 de maio no Grande Auditório da Culturgest.

“O ambicioso projecto de James Baldwin, “Remember This House”, poderia ter sido um dos grandes livros sobre a história negra dos Estados Unidos da América. O documento, que serviria para contar a história de Medgar Evers, Malcolm X and Martin Luther King Jr., nunca saiu da gaveta do autor, que acabaria por falecer com apenas 30 páginas escritas. Com “I Am Not Your Negro”, Raoul Peck parte desta história para fazer uma radiografia sobre a lutas pelos direitos civis nos EUA, problematizando as questões de raça em Hollywood e na sociedade americana dos últimos 30 anos. Com narração de Samuel L. Jackson, o documentário usa as palavras originais de Baldwin e material de arquivo inédito. O filme é apresentado em ante-estreia e terá depois estreia comercial a 18 de Maio pela distribuidora Midas Filmes.”

A programação completa do festival é anunciada no dia 4 de abril.

Fonte: IndieLisboa