Faltam menos de 8 horas para aquela que é a noite mais esperada do ano para o mundo da sétima arte. Neste momento estão a ser feitos os últimos preparativos, limpezas e ensaios.

 

A 84ª edição será marcada pelo regresso do anfitrião dos Óscares com mais experiência, Billy Cristal, que irá apresentar pela nona vez. Juntam-se a Cristal, Tom Hanks, Angelina Jolie, Halle Berry, Tom Cruise, Penelope Cruz, Jennifer Lopez, Cameron Diaz, Emma Stone, Christian Bale, Colin Firth, Melissa Leo, Natalie Portman e o elenco de “A Melhor Despedida de Solteira”, para apresentar a entrega dos Óscares. Quanto a surpresas, sabe-se que o Sapo Cocas e a Miss Piggy e os Cirque du Soleil vão aparecer durante a cerimónia, tal como ainda Uggie, o cão do filme “O Artista”.

 

Esta poderá ser uma edição histórica, devido unicamente a um filme francês, a preto e branco e mudo – “O Artista”. A única vez que um filme mudo ganhou o prémio de Melhor Filme, foi em 1929 (a primeira cerimónia dos Óscares): “Wings”. Passadas mais de oito décadas depois, o feito pode repetir-se com “O Artista”. Quanto aos nomeados temos “Hugo”, a liderar com 11 nomeações, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador (Martin Scorsese), seguido de “O Artista” com 10 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador (Michel Hazanavicius), Melhor Ator (Jean Dujardin) e Melhor Atriz Secundária (Bérénice Bejo).

 

A cerimónia será transmitida de madrugada, a partir da 1H da manhã (em Portugal), sendo, mais uma vez, a TVI a transmitir o evento (infelizmente!). Talvez um dia a TVI contrate apresentadores que percebam de cinema, quem sabe, um dia…

 

O Cinema 7ª Arte vai acompanhar em direto a cerimónia na sua página de Facebook. As nossas previsões podem ser vistas aqui.