Home / Festivais / Cannes / Cannes 2012: Dia 1

Cannes 2012: Dia 1

O Festival de Cannes abriu as suas portas ao mundo no dia 16 de maio, para a 65ª edição. Durante doze dias Cannes vai ser a Meca do cinema, cheio de glamour e o melhor do cinema mundial.

 

A cerimónia de abertura realizou-se por volta das 19h (em França), com a atriz francesa Bérénice Bejo a discursar sobre o cinema mudo e o filme “O Artista” (onde participa), dizendo: “Gostaria de aproveitar para agradecer o Festival de Cannes, onde tudo começou para mim. É bonito, todas as pessoas que no mundo inteiro gostaram desse filme em que não se fala“. Apresentou de seguida os oito membros do júri, que um a um subiu ao palco. O presidente do júri, Nanni Moretti, entrou depois de ter sido projectado um pequeno filme com imagens de todos os seus filmes que realizou e que participou como ator. “É um grande privilégio e uma grande responsabilidade para mim, ser presidente do júri do maior festival de Cinema do mundo. Quero agradecer os meus jurados pela sua competência e boa disposição. Agradecer igualmente o Festival de Cannes e a França, que concede sempre um lugar especial ao cinema na sociedade“, declarou o cineasta Moretti. Seguiu-se o tradicional momento musical, desta vez cantado por Beth Ditto com a sua banda The Gossip, que cantaram a música “Candle in the Wind” (de Elton John), em homenagem à diva Marilyn Monroe (o festival associa-se aos 50 anos da morte da atriz). No final Bérénice chamou ao palco todo o elenco do filme “Moonrise Kingdom” para que todos dissessem as palavras de abertura do Festival de Cannes – “Declaro o Festival de Cannes aberto“.

 

O certame abriu com a comédia de Wes Anderson“Moonrise Kingdom”, que conta com Bruce Willis, Edward Norton e Bill Murray. O realizador estreia assim o seu novo filme que está também em competição. O seu último filme “O Fantástico Sr. Raposo” (2009) foi muito bem recebido pela crítica, pelo que “Moonrise Kingdom” parece ir pelo mesmo caminho. Sendo já um dos favoritos em Cannes, correm rumores de que poderá ser um candidato aos Óscares 2013.

 

O júri, presidido por Nanni Moretti começa hoje a sua árdua tarefa de eleger um filme (entre 22) para a Palma de Ouro. Numa conferência de imprensa dada hoje com os membros do júri (Hiam Abbass, Andrea Arnold, Emmanuelle Devos, Diane Kruger, Jean Paul Gaultier, Ewan Mc Gregor, Alexander Payne, Raoul Peck), Moretti disse, “Vamos encontrar-nos todos de dois em dois dias para discutir sobre os quatro filmes visionados na véspera. Vamos ver vinte e dois filmes, e, as nossas diferenças de sensibilidade vão inegavelmente confrontar-se. O meu papel será o de chefe de classe. O importante, é ver todos os filmes com a mesma intenção e o mesmo respeito.”.

 

Deixar uma resposta

Scroll To Top