Foi anunciada a seleção da Competição Longas Metragens do Lucca Film Festival e Europa Cinema 2020, que irá decorrer de 25 de setembro a 4 de outubro, entre as cidades de Lucca e Viareggio.
São 12 filmes em antestreia neste festival italiano que vão competir pelo prémio de Melhor Filme (no valor de 3000€), que será atribuído pelo júri internacional composto por: Daniele Ciprì, Massimo Gaudioso, Anita Kravos, Claudio Giovannesi e Roberta Mastromichele. Além disso, os filmes vão concorrer pelo prémio “Melhor longa-metragem – júri universitário”, atribuído por um júri de estudantes universitários, e pelo prémio “Melhor longa-metragem – júri popular” atribuído por um júri popular.
“A seleção 2020 põe em evidência uma extraordinária multiplicidade de géneros, linguagens e conteúdos, com obras directamente dos festivais internacionais mais atraentes, incluindo os mais prestigiados como Cannes, Berlim, Busan, Slamdance e Roterdão. Entre os autores em competição há alguns dos talentos mais brilhantes do cinema independente e de pesquisa.”
Os títulos selecionados são: “Spring Tide”, de Tian-yi Yang (China, 2019), “No Hard Feelings”, de Faraz Shariat (Alemanha, 2020), “What Might Have Been”, de Florian Koerner von Gustorf (Alemanha, Hungria, Inglaterra, 2019), “Towards the Battle”, de Aurélien Vernhes-Lermusiaux (França, Colômbia, 2019), “Chronology”, de Ali Aydin (Turquia, 2019), “Mosquito”, de João Nuno Pinto (Portugal, 2020), “Summer White”, de Rodrigo Ruiz Patterson (Messico, 2020), “Murmur”, de Heather Young (Canadá, 2019), “Last and First Men”, de Jóhann Jóhannsson (Islândia, 2020), “The Death of Cinema and My Father Too”, de Dani Rosenberg (Israel, 2020), “Boy Meets Gun” de Joost van Hezik (Holanda, 2019), e Little Ballerinas (Little Ballerinas) da Anne-Claire Dolivet (França, 2020).
O filme português “Mosquito”, produzido por Paulo Branco, pela Leopardo Filmes, co-produzido com Alfama Films Production (França), APM Produções (Portugal), Delicatessen Films (Brasil), e Mapiko Filmes (Moçambique), é um dos seleccionados. O filme é também o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-Americano, na 35.ª edição dos Prémios Goya, da Academia Espanhola.
O Lucca Film Festival e Europa Cinema, presidido por Nicola Borrelli, è um evento anual para celebrar e difundir a cultura cinematográfica que envolve todos os anos um público mais vasto. O Lucca Film Festival e Europa Cinema è um dos principais eventos que a Fondazione Cassa di Risparmio di Lucca apoia e ajuda a organizar.