MIFEC 2015_1

12ª Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC), promovida pela pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), sob a coordenação do Dr. M. F. Costa e Silva, decorrerá entre 12 e 16 de maio.

A edição deste ano conta com 51 filmes em competição de escolas de cinema provenientes de 14 países. O Prémio Aurélio da Paz dos Reis, que tem como objectivo homenagear uma personalidade que, pelo seu percurso artístico, tenha contribuído para dignificar as artes cinematográficas, será atribuído este ano ao realizador portuense Sério Fernandes (o mestre da escola do Porto), autor de filmes como “Chico Fininho” (1982), “Sacrifício no Castelo” (1996) e “Porto State of Art”, e será atribuido também ao realizador holandês Rob Rombout, autor de filmes como “Queen Elizabeth 2” (1992), “L’île noire” (1994), “The Black Island” (1994), “Le piège de Kerguelen” (1998), “Perm Mission” (1999) e “Amsterdam Stories USA” (2012).

No dia 12 decorrerá o workshop “Ambiental(mente) – aprende e realiza um eco-filme em 72 horas” dado por Ricardo Salgado, Marisa Cruz Duarte e Susete Lamego e no dia 15 decorrerá a Masterclass “Make Your Own Documentary Movie”, pelo espanhol Alfonso Palazón Meseguer e no dia 12. No dia 13 decorrerá o seminário “Como obter financiamento para fazer filmes” por Elisio Oliveira.

No dia 15, durante a sessão de encerramento e entrega de prémios, o Júri (constituído por Manuela Cernat, Anabela Oliveira, Rita Capucho, Rob Rombout e Anastasia Codaatribuirá os seguintes prémios: Grande Prémio MIFEC, Prémio Especial do Júri, Melhor Filme Português, Melhor Argumento, Melhor Realizador, Melhor Documentário. No dia seguinte, serão projectados os filmes premiados. As sessões decorrem no Auditório da Fundação da Juventude e na Sala de Atos da ESAP – Largo de S. Domingos, com entrada gratuita.