A 17ª Festa do Cinema Francês terminou ontem do Cinema São Jorge, em Lisboa, tendo sido o Prémio do Público atribuído ao drama “Agnus Dei – As Inocentes” de Anne Fontaine.

Os espectadores desta edição votaram para o Prémio do público que este ano tem o patrocínio da RTP. É por isso um Prémio RTP atribuído ao filme a concurso com melhor votação.

O filme preferido do público desta edição foi “Agnus Dei – As Inocentes”, com Lou de Laâge, Joanna Kulig, Vincent Macaigne e Agata Buzekdistribuído em Portugal pela Films4you. Baseado num episódio histórico, bem real e mal conhecido, ocorrido num convento de freiras por onde passaram soldados russos durante a Segunda Guerra Mundial, o filme passa-se na Polónia no ano de 1945.

O diário de bordo da médica de campanha da Cruz Vermelha, interpretada no filme por Lou de Laâge, chegou às mãos de Anne Fontaine através de um sobrinho da mesma.

“O que me chamou a atenção foi a força incrível desta história e a intensidade das emoções que ela desperta, as questões sobre a violência, a fé, a maternidade, sobre as relações entre o mundo laico e o mundo religioso. Fiquei empolgada com as possibilidades de expressar o encontro entre uma mulher de ciência, uma médica à frente de seu tempo, e estas freiras grávidas.” (Anne Fontaine)

O filme vai estrear nas salas de cinema a 3 de novembro e, com este prémio, depois da sua comercialização, tem passagem assegurada na televisão pública nacional, a RTP.

A 17ª Festa do Cinema Francês segue agora para outras cidades do país: Coimbra (19-23 out), Porto (24-30 out), Viana do Castelo (25 e 26 out), Faro (1-4 nov), Seixal (2-5 nov), Aveiro (4 e 5 nov), Beja (8-12 nov) e Setúbal (11-13 nov).

Fonte: Festa do Cinema Francês