Antoine Sire, Directeur de l’engagement do BNP Paribas, virá a Lisboa no âmbito da 19.ª edição da Festa do Cinema Francês, ao Cinema São Jorge, no dia 12 de outubro, pelas 15h00, para a conferência “As Atrizes na idade de ouro do Cinema”.

A conferência de Antoine Sire é um tributo à arte e resiliência das mulheres da era de ouro do cinema. Mantendo-se fiel ao argumento exposto no seu livro “Hollywood, la cité des femmes” (Actes Sud / Institut Lumière, 2016), o orador virá pela primeira vez a Portugal falar sobre a originalidade, o talento e a inteligência das atrizes que combateram, através do seu trabalho, a predominância e visão masculina impostas na direção cinematográfica da época.

Hollywood será o ponto de partida desta conversa, que não deixará de estabelecer o paralelismo com o cinema francês, evocando, a par das estrelas do cinema americano, a magia e genialidade de figuras como Annie Girardot, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve ou Daniele Darrieux.

“Neste ano em que se celebram os 20 anos do Tratado de Amizade Paris-Lisboa, convém referir que Antoine Sire mantém um espaço semanal em www.parisfaitsoncinema.com, no qual publica fichas de clássicos franceses com Paris como cenário natural. A rádio é também outra das suas actividades.”

Esta conferência será seguida do lançamento da primeira edição nacional do Mobile Film Festival Portugal, com Brune Smadja, Director do Moblle Film Festival, a edição exclusivamente portuguesa deste festival que premiará com 5 000€ o filme vencedor. Este festival será um concurso simples e inovador que pretende desafiar jovens cineastas, ou simplesmente amantes do cinema, a criar um filme de um minuto com recurso exclusivo a um dispositivo móvel.

Fonte: Festa do Cinema Francês