O filme24 Weeks“, a segunda longa-metragem da alemã Anne Zohra Berrached, foi o grande vencedor do Prémio do Público, no valor de 30 mil euros, da 3.ª edição do ArteKino Festival, um festival de cinema europeu online que aconteceu de 1 a 31 de dezembro de 2018. “Um drama corajoso, relevante e de grande carga emocional da Alemanha. Um ponto alto na Berlinale”, segundo o The Hollywood News.

Protagonizado pela atriz Julia Jentsch, esta interpreta uma mulher que tem a difícil escolha de decidir se continua com a gravidez ou não, depois de saber que o seu filho tem Síndrome de Down e um grave defeito cardíaco.

O filme, estreado no Festival de Berlim 2018, explora o complexo tema do aborto tardio, daí que o título “24 semanas” se refira ao estágio de uma gravidez em que um bebe no útero teria oportunidade de sobreviver se nascesse prematuramente.

Nesta edição foram apresentados dez filmes europeus, disponíveis em 45 países europeus: “24 Weeks“, de Anne Zohra Berrached (Alemanha), “Flemish Heaven“, de Peter Monsaert (Bélgica), “Flesh Memory, de Jacky Goldberg (França), “Mug“, de Malgorzata Szumowska (Polónia), “For Some Inexplicable Reason“, de Gábor Reisz (Hungria), “Pin Cushion“, de Deborah Haywood (Reino Unido), “Those Who Are Fine“, de Cyril Schäublin (Suiça), “L’Animale“, de Katharina Mückstein (Áustria), “Il Cratere“, de Silvia Luzi e Luca Bellino (Itália) e “Pity“, de Babis Makritis (Grécia/Polónia).

O prémio de 30 mil euros é patrocinado pela Fundação Artekino com o apoio do Google. Para além do prémio em dinheiro, o filme estará disponível durante todo o mês de janeiro em arte.tv e artekinofestival.com, de forma gratuita. Ele lança a iniciativa “Filme do Mês”, uma nova iniciativa iniciada na plataforma Artekino em 2019, apresentando uma longa ou curta-metragem a cada mês de forma gratuita.