Skip to content

3.ª edição do Rebentos – Mostra de Cinema Emergente regressa a Sintra

REBENTOS - Mostra de Cinema Emergente [Sintra], uma iniciativa Claraboia REBENTOS - Mostra de Cinema Emergente [Sintra], uma iniciativa Claraboia

O Rebentos – Mostra de Cinema Emergente regressa à Casa da Juventude da Tapada das Mercês, em Sintra, para a sua 3.ª edição com 31 curtas-metragens de 14 nacionalidades diferentes, a decorrer em quatro sessões: 13 de maio, 16 de junho, 30 de setembro e 4 de novembro.

Esta edição apresenta duas novidades: uma sessão especial numa escola e a nomeação de uma temática para cada sessão na Casa da Juventude da Tapada das Mercês. O Rebentos é uma iniciativa da Claraboia que pretende promover uma programação anual internacional de cinema independente.

“As temáticas das sessões são abordadas através de estilos e perspetivas distintas, proporcionando uma multiplicidade de olhares sobre os tópicos Saudade, Identidade, A Nossa CasaRepresentações da Morte. Com curtas-metragens da ficção ao experimental, passando pela animação e o documental, cada filme expõe uma narrativa que, no coletivo da sessão, compõem um mosaico de percepções que convidam à reflexão e ao diálogo.”, lê-se em comunicado.

banner horizontal 2025 5 1
Publicidade

“Sendo o nosso palco de ação o Concelho de Sintra,” a organização valoriza e destaca cineastas deste território, tais como: Diogo “Gazella” Carvalho, com o seu filme “Nha Fidju”, Sol Duarte, com “They made me believe I was daddy’s girl when I was in fact momma’s boy”, e BeatrizLopes, com “Into the 5th world”, assim como os filmes “Indefinível” e “Morte em Agosto”, filmados, em parte, no Concelho de Sintra.

“Os filmes serão apresentados em cinco sessões, sendo uma destas uma sessão fechada aos alunos da Escola Secundária Leal da Câmara. As restantes quatro sessões terão lugar na Casa da Juventude da Tapada das Mercês e serão abertas ao público, onde serão exibidas as curtas-metragens seguidas de uma conversa entre os realizadores portugueses e o público, prometendo aproximar o cinema emergente aos espectadores.”

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Claraboia (@claraboia.sintra)