No contexto do 30º aniversário, o filme de culto “Cinema Paraíso” de Giuseppe Tornatore, com Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio e Marco Leonardi, regressa às salas de cinema nacionais, na sua versão curta (120 minutos) e restaurada, a partir de 5 de Abril, em parceria com a 11ª Festa do Cinema Italiano, distribuído pela Alambique Filmes.

Roma, 1980. O cineasta Salvatore Di Vitta (Jacques Perrin) recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo (Philipe Noiret). Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a sua infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projeccionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso.

Vencedor de inúmeros prémios, nomeadamente do Óscar e do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, assim como do Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes, “Cinema Paraíso” (1988), grande sucesso de público da época, tornou-se ao longo dos anos um marco da história do cinema e um dos filmes italianos mais conhecidos e amados.

A propósito dos 25 anos (em 2013) do filme escrevemos no Cinema 7ª Arte o seguinte: “O realizador dá um toque autobiográfico a este filme, tornando-o ainda mais humano e extraordinário. “Cinema Paraíso” tornou-se um dos mais populares filmes italianos das últimas décadas. Falar deste filme é falar de todo o cinema feito até então. É a vida, o primeiro contacto com uma sala de cinema e com a película, é o primeiro amor e o primeiro beijo, é a amizade e a infância. As personagens Alfredo e Salvatore ficam-nos na memória como uma das melhores amizades no cinema. Há ainda a música! Cinema sem música? Nada disso. O grandioso compositor Ennio Morricone criou aqui a sua mais bela obra musical. A sua música faz-nos sonhar, faz-nos sorrir e chorar. Filmes destes surgem uma vez na vida de um realizador. Tornatore fez muitos outros grandes filmes, como por exemplo “A Lenda de 1900” (1998 ) e “Baarìa” (2009), mas será por “Nuovo Cinema Paradiso” que ele irá ser recordado para sempre. 25 anos depois o velho cinema desapareceu.”

“Cinema Paraíso” estará em exibição nos Cinemas UCI El Corte Inglés, Cinema da Villa, Cinema City Beloura, Atlântida-Cine Carcavelos, UCI Arrábida, Cinema City Leiria, Cinema City Setúbal, Cinemas NOS Alma Shopping, Forum Algarve e Évora Plaza, a partir de 5 de abril. Estará também disponível numa nova edição DVD e nos videoclubes das televisões / FILMIN a 3 de maio.

Fonte: Alambique Filmes