A 45.ª edição do Festival de Cinema do Cairo foi cancelada, na sequência da escalada do conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
O festival, que, desde 1976, é o mais antigo evento dedicado ao cinema no Médio Oriente e África, anunciou que o Ministro da Cultura Neven El-Kelany decidiu adiar a presente edição, com data marcada para ter lugar entre 15 e 24 de novembro.
O anúncio menciona que uma nova data será divulgada posteriormente, mas, segundo o ScreenDaily, um representante de imprensa do festival refere que o adiamento, neste momento, representa na realidade um cancelamento, uma vez que não existem mais datas disponíveis até ao final do ano no local onde o festival se realizaria.
O Festival Internacional de Cinema do Cairo estava prestes a divulgar o seu programa e o realizador bósnio Danis Tanović estava confirmado como presidente do júri da competição internacional. O realizador egípcio Yousry Nasrallah iria ainda ser galardoado com a Pirâmide Dourada pela totalidade da sua carreira.
O Egito encontra-se a braços com o êxodo em massa dos palestinianos da Faixa de Gaza para a Península do Sinai, após os bombardeamentos israelitas, apesar de o país ter fechado fronteiras para evitar precisamente acolher enormes massas populacionais em fuga.
Na passada semana, o Festival de Cinema El Gouna também já havia sido adiado devido ao conflito, mudando as suas datas para de 27 de outubro a 2 de novembro, ao invés de 13 a 20 de outubro.