55.ª edição do Festival de Cinema de Karlovy Vary adiada para 2021

O presidente do festival Jiří Bartoška comunicou que a 55.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary (KVIFF), na República Checa, que aconteceria de 3 a 11 de julho, foi cancelada. A 55.ª edição será agora de 2 a 10 de julho de 2021.

“Acreditamos firmemente que ver um filme com outras pessoas numa sala de cinema é uma experiência poderosa e insubstituível”, diz Jiří Bartoška, ​​presidente do KVIFF. “E como o Festival Internacional de Cinema Karlovy Vary é um dos eventos culturais mais importantes da República Checa, decidimos que a realização de uma versão alternativa seria contrária à principal missão do festival: reunir públicos, cineastas e pessoas de diferentes setores da economia e vida, a fim de apreciar coletivamente as obras de cinema.”

No entanto, a organização do festival garantiu que vai oferecer uma seleção de filmes da sua programação nas salas de cinemas da República Checa, assim que o governo permitir a reabertura das salas de cinema. Será uma versão especial da iniciativa “Vary at Your Cinema” que irá fazer uma turné por 50 salas de cinema, de 3 a 11 de julho deste ano.

Apesar do festival ter sido cancelado, o programa da KVIFF Eastern Promises, uma secção paralela que apresenta trabalhos de profissionais do cinema em produção, vai ganhar um formato digital, sendo agora esses trabalhos apresentados de forma online a produtores, distribuidores internacionais e a festivais.

O Festival de Cinema Karlovy Vary junta-se assim a Cannes, Veneza, Berlim, San Sebastián, Locarno, Tribeca, Sarajevo, Sydney, Tóquio e a outros festivais internacionais na organização da iniciativa “We Are One: A Global Film Festival”, um evento que será transmitido no YouTube entre 29 de maio e 7 de junho. O evento será transmitido gratuitamente e disponibilizará uma página para doações para a Organização Mundial da Saúde.