5º aniversário do Cinema 7ª Arte

Banner 5 Anos_1

Foi precisamente há 5 anos que o Cinema 7ª Arte nasceu, a 28 de setembro de 2008. Tudo começou como um simples passatempo, mas hoje é algo que a equipa do Cinema 7ª Arte leva de forma séria e profissional. Ou pelo menos tentamos que assim seja. O que é certo é que a paixão pelo cinema cresce de ano para ano.

Vamos crescendo aos pouquinhos. Em 2012 registamos 107,639 visitas (um recorde anual). Em junho deste ano atingimos os 200 mil visitantes (totais dos cinco anos). Janeiro e Fevereiro de 2013 foram também meses de recorde, tendo nós recebido mais 14 mil visitas por mês. No Facebook seguem-nos mais de 1100 pessoas e no Twitter mais de 180. Ao longo destes cinco anos já escrevemos mais de 1500 artigos, criamos várias rubricas, como por exemplo a magazine digital “CineMomento”, que teve direito a 16 episódios e  que pode ser vista no MEO Kanal Nº787464. Este mês lançamos uma outra rubrica, “Querido Diário: Edição Cineclubes”, que pretende promover, contar as suas histórias e falar do bom trabalho de divulgação de cinema que os cineclubes tem vindo a praticar. Visto estarmos sempre a crescer, tentamos por isso melhorar o site, com uma apresentação mais prática e organizada dos nossos artigos. Achamos que com este novo visual, mais limpo, do logotipo e do site, os leitores conseguem aceder mais facilmente a artigos mais antigos e menos destacados.

Apesar de estarmos a crescer gradualmente, o ano de 2013 tem sido bastante complicado para a equipa do Cinema 7ª Arte. Tem sido difícil para nós acompanhar os filmes que estreiam nas salas de cinema por diversas razões que vão desde, a falta de tempo e de dinheiro para os ver no cinema (algo que infelizmente tem vindo afetar todos os portugueses). Pedimos portanto desculpas aos nossos leitores por serem publicadas menos críticas do que gostaríamos.

Banner site 2013_1

É certo que estes 5 anos não seriam possíveis sem o apoio daqueles que leem diariamente os nossos textos. Um site sem leitores não vive e o Cinema 7ª Arte está vivo! E porque o cinema deve ser sentido e pensado, o Cinema 7ª Arte tenta-o fazer com os seus artigos, umas vezes melhores do que outras. Escrevemos aquilo de que gostamos e fazemo-lo o melhor que conseguimos. Tentamos sempre divulgar o cinema, promove-lo e partilha-lo para todos.

Tem sido também ao longo destes cinco anos um objetivo importante, o de divulgar o cinema português no nosso site. O cinema português que tem vindo a evoluir consideravelmente na última década, apesar dos cortes do ICA, do encerramento da TOBIS, da falta de dinheiro para a Cinemateca e do encerramento das salas de cinema em todo o país. No entanto, temos tentado promover o melhor do cinema nacional, que tem vindo a ser galardoado e aplaudido no estrangeiro constantemente.

Vivemos numa época em que todos os anos surgem novos blogs/sites de cinema, que tentam passar também a sua paixão pela sétima arte. Muitas vezes podem ser vistos como “concorrência”, mas pelo contrário são outras “vozes”, outros “olhares” que tem o mesmo objetivo que nós. Há espaço para todos e nunca é de mais a divulgação e a criação de mais blogs de cinema, desde que seja sempre com afeto. Temos aprendido muito com eles. Não queremos ser melhores nem piores que os outros. Queremos que as pessoas gostem dos nossos textos, claro, mas que gostem sobretudo de cinema. Isso já é uma grande satisfação!

O que nos move é o cinema, pois ele é importante para todos nós, seres humanos. O que seria do Homem sem o cinema? Não sei. Mas certamente não seriamos os mesmos. O cinema conta histórias, fala de relações, de pessoas. São um reflexo das nossas vidas. Para o cineasta Robert Bresson, o cinema não é um meio de reprodução, mas de expressão: “I’d rather people feel a film before understanding it”. Eu partilho por completo este pensamento. Para mim o cinema é acima de tudo sentimentos, expressões, emoções, é a vida em imagens. João César Monteiro disse uma vez: “O que acontece quando vivemos sem o cinema? Ficamos mais pobres”. Concordando por inteiro com o que ele diz, acrescentando ainda que, sem o cinema a vida não faz sentido. Só há uma coisa que é mais importante que o Cinema, os Amigos. Sem eles a vida não faz mesmo sentido.

Banner site 2013_2

Obrigado ao Eduardo Magueta que desde o primeiro ano me acompanha na escrita deste site caseiro; obrigado ao Nuno Oliveira e à Leonor Reis por terem colaborado também na escrita de alguns textos; obrigado ao Pedro Almeida por me ajudar na construção do site e na sua imagem.

Agora, em nome de toda a equipa do Cinema 7ª Arte, um muito obrigado a todos os que nos seguem e lêem diariamente e que nos apoiam neste projeto de vida, amigos, familiares e desconhecidos. Que venham mais cinco também!