Skip to content

«6 Dias» – Terroristas, reféns e jogadas políticas

6 dias 2017 1 6 dias 2017 2

Cinco de Maio de 1989: Com o intuito de puxar a atenção mundial na opressão que o recente regime do Ayatollah Khomeini está a exercer sobre a minoria árabe do Irão, seis homens armados assaltam a embaixada iraniana em Londres e barricam-se lá dentro juntamente com 26 reféns. O frente-a-frente durou seis dias e são esses mesmos seis dias que servem de premissa para este filme.

“6 Dias” destaca-se de muitos outros filmes deste género através do seu estilo quase documental e bastante analítico que procura mais a ilustração das mais variadas nuances de uma situação de sequestro e resgate do que propriamente os brilharetes Hollywoodescos de acção e arcos narrativos tradicionais para cada uma das personagens principais. O realizador Toa Fraser (“No 2”, “Dean lands”, “Penny Dreadful”) mostra que é capaz de estruturar um filme coeso com toda uma eficiência minimalista em ritmo lento e estável e isso é sem dúvida um dos pontos fortes deste filme, embora admita que por vezes, e sobretudo na sequência final do assalto à embaixada, essa sobriedade estética pudesse beneficiar com um pouco mais de energia e talvez mesmo uma melhor escolha na banda sonora fizesse a diferença.

Quanto ao elenco, Mark Strong está como sempre impecável no desempenho do negociador da polícia britânica Max Vernon. Max é o elo de comunicação entre os terroristas e os governos britânico (da mão-de-ferro Margaret Tatcher) e iraniano e a sua luta para conseguir acomodar de igual modo todos os lados do confronto é o mais próximo que temos de uma personagem tridimensional neste filme, sendo que depois num segundo plano, tanto Jamie Bell como Ben Turner desempenham também um bom papel para nos ajudar a perceber, respectivamente, tanto o papel das forças especiais de intervenção como o dos terroristas/sequestradores.

banner horizontal 2025 5 3
Publicidade

Em termos de atmosfera “6 Dias” funciona melhor quase como um filme de espionagem e de esquemas políticos do que como o filme de acção que por vezes quer ser, mas não deixa de ser no entanto uma boa alternativa a um cartaz de cinema cheio de grandiosidade e volumosas explosões.

54d3cb5283680b3b2cd0982fa199a09058ad3782 4RealizaçãoToa Fraser
ArgumentoGlenn Standring
ElencoJamie BellMark StrongAbbie Cornish
Reino Unido/2017 – Drama/Ação
Sinopse
: Seis homens armados invadiram a embaixada iraniana em Londres, a 30 de Abril de 1980, fazendo 26 reféns. Negociadores, polícia, políticos e os militares não poupam esforços para dar a resposta ajustada aos terroristas, enquanto pela primeira vez na história se faz o relato em tempo real pela televisão.

Classificação dos Leitores1 Vote
3