A 8ª da Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC), que vai decorrer entre 24 a 28 de Maio, no Auditório do Hard Club, já tem cartaz oficial e programa. O MIFEC é promovido pela Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), sob a coordenação do Dr. M. F. Costa e Silva, e peloDr. Isolino de Sousa, Director do Curso de Cinema e Audiovisual.

O programa para este ano conta com cerca de 60 filmes de 10 países em competição. O Júri atribuirá os prémios seguintes: Grande Prémio do Festival, Prémio Especial do Júri, Melhor Filme Português, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Realizador Português e Melhor Realizador Estrangeiro. O Prémio Aurélio da Paz dos Reis (prémio carreira) será entregue este ano a José Bogalheiro, produtor de cinema e professor do Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

 

Haverá uma retrospectiva comemorativa dos 25 anos da Escuela Internacional de Cine e TV (EICTV) de Habana, Cuba é uma das mais prestigiadas escolas de cinema do Mundo, e duas masterclasses: Masterclass “Tools For Documentary Storytelling”, por Russel Porter (Austrália), Realizador de documentários e Professor de Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (inscrição gratuita, máximo 15 inscritos); Masterclass “O Cinema Brasileiro de Animação, Evolução e Perspectivas”, por António Moreno, professor, escritor e investigador da Universidade Federall Flluminense, Brasil (entrada gratuita, máximo 50 entradas). Haverá também, um Workshop “Working In Stop Motion”, por Michele Putortì, (Itália), Realizador italiano premiado internacionalmente com grande experiência na área do stop motion (inscrição: 50€, máximo 20 inscrições).