80 anos de Chico Buarque: Cantor receberá homenagem especial do Canal Brasil

Em formato de maratona, a homenagem terá quase 24 horas de programação dedicada ao cantor, compositor, dramaturgo e escritor brasileiro
1075376 1 1075376 2
Foto: Léo Aversa

Chico Buarque, um dos maiores artistas brasileiros, completa 80 anos na próxima quarta, 19, e o Canal Brasil vai dedicar um dia inteiro de programação ao aniversariante.

A Maratona Chico Buarque tem início na terça, dia 18, às 23h45, com uma edição especial do Cinejornal sobre a carreira do cantor e segue até a noite de quarta com ficções, documentário, shows e programas que contam com a participação de Chico.

Filmes

Entre os longas de ficção selecionados para a mostra, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto; “Vai Trabalhar Vagabundo II”, de Hugo Carvana; e “Para Viver um Grande Amor”, de Miguel Faria Jr., contam com a participação de Chico na trilha sonora.

Em “Vai Trabalhar Vagabundo”, de Hugo Carvana, “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr., e “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues, o homenageado foi o responsável pela canção tema.

Chico também marca presença no audiovisual brasileiro com obras que foram inspirações para roteiros. O longa “Veja Esta Canção”, de Cacá Diegues, conta quatro histórias de amor, entre elas uma baseada na música “Samba do Grande Amor”.

“Benjamim”, de Monique Gardenberg, tem o roteiro baseado no livro homónimo, escrito pelo artista. E “Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz, foi inspirado na canção “Olhos nos Olhos”, de Chico.

Uma Noite em 67

O documentário “Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil, completa a seleção de longas da maratona com um resgate histórico do 3º Festival de Música Popular Brasileira, que teve Chico como um dos candidatos.

Música

A música também faz parte da homenagem com exibições de três shows. “Palavra de Mulher – O Cabaret dos Amores” é um misto de show e teatro e é estrelado por Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa, que revisitam o universo feminino a partir das canções do aniversariante.

“Banda Seu Chico – Tem Mais Samba” traz a apresentação do grupo que reúne sucessos do homenageado em um pocket show com o tempero e sotaque pernambucano. Não poderia faltar Chico no palco, então “Chico Buarque na Carreira”, a gravação do espetáculo “Na Carreira”, também vai ao ar na maratona.

Cinejornal

Ainda serão exibidos na maratona uma edição especial do Cinejornal e o episódio de “Sangue Latino” em que o apresentador Eric Nepomuceno recebe o artista em uma conversa sobre a passagem do tempo, a Revolução Cubana e sua relação com a América Latina e com a família.

No Cinejornal, Chico conversa com Simone Zuccolotto sobre a elaboração de trilhas sonoras para o cinema, entre elas a de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, primeiro filme que será exibido na maratona. Para esta trilha, Chico escreveu a canção “O Que Será” e dividiu em três diferentes músicas, uma para cada momento do filme.

“Quando não é um musical, é legal ter uma música que se repita. Na trilha sonora, é quase sempre isso, você repete o mesmo tema com variações orquestrais. Nesse caso, fazendo a mesma melodia, a mesma música, a mesma harmonia para três situações diferentes. E aí o clima, a orquestração era diferente para cada situação e a letra também, evidentemente. Uma letra foi em cima da receita do livro de Jorge Amado, outra era um hino à liberdade, que era o final do filme, e a terceira era a sensualidade da personagem principal aflorando”, conta o aniversariante.


Maratona Chico Buarque 80 anos

Terça – 18/06

23h45 – Cinejornal Especial: Chico Buarque

 

Quarta – 19/06

0h – Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto

2h – Vai Trabalhar Vagabundo, de Hugo Carvana

3h45 – Vai Trabalhar Vagabundo II, de Hugo Carvana

5h30 – Para Viver um Grande Amor, de Miguel Faria Jr.

7h15 – A Ostra e o Vento, de Walter Lima Jr.

9h15 – Faixa Musical: Palavra de Mulher – O Cabaret dos Amores

10h55 – Faixa Musical: Banda Seu Chico – Tem Mais Samba

12h15 – Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil

13h45 – Cinejornal Especial: Chico Buarque

14h15 – Faixa Musical: Chico Buarque Na Carreira

15h55 – Veja Esta Canção, de Cacá Diegues

17h50 – Benjamim, de Monique Gardenberg

19h40 – Sangue Latino: Chico Buarque

20h10 – Abismo Prateado, de Karim Aïnouz

21h35 – Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues Canção

Skip to content