Captura de ecrã 2014 04 15 às 10.50.22 35

125º Aniversário de Chaplin

Sir Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin, celebraria hoje 125 anos se fosse vivo. Curiosamente 2014 é um ano marcante para a sétima arte, pois comemora-se este ano os 100 anos de pequeno vagabundo, Charlot, uma das figuras mais eternas do cinema (ler artigo aqui), e os 125 anos do seu criador. Chaplin foi provavelmente o mais popular e completo artista do mundo. Chaplin é sinónimo de ‘cinema’.

Nasceu a 16 de abril de 1889, nas favelas de Londres. Os seus pais eram cantores e comediantes de cabaré, sendo que o seu pai era alcóolico e a sua mãe sofria de problemas mentais tendo sido internada. Chaplin e o seu irmão Sidney foram levados para um orfanato. Mas as suas vidas mudam quando viajam para a América do Norte e Chaplin descobre o cinema. O próprio percurso da imagem em movimento mudou para sempre quando esta conhece Chaplin. O cineasta do corpo, do humano.

O seu génio é indiscutível e 37 anos depois da sua morte (faleceu em 1977 na Suíça) a sua obra continua a ser vista e revista em todo o mundo e a influenciar novos cineastas. De “Kid Auto Races at Venice” (1914) a “A Condessa de Hong Kong” (1967) foram mais 70 filmes. Todos os seus filmes são claros num aspecto. Falam todos da mesma coisa, da ‘vida’.

Era um intelectual, criador perfeccionista, que teve aquilo que praticamente ninguém teve, o controlo total sobre a sua obra. A sua vida pessoal ficou marcada por várias polémicas, desde a política (era acusado de ser comunista) à religião (era acusado de ser judeu). No entanto, Chaplin nunca negou. Casou quatro vezes e teve onze filhos.

Chaplin foi assim o mais amado e também o mais odiado. O seu nome é grande, a sua obra é eterna. Sempre que vemos um filme seu, este ensina-nos a sermos um pouco mais felizes, a sorrir e a ter esperança. Chaplin nunca desistiu e sempre lutou por um mundo melhor. Parabéns Chaplin pelos maravilhosos 125 anos!

Cinema 7ª Arte continua a comemorar o centenário de Charlot, com a rubrica Charlot e Eu”, que pode ser vista aqui.

125 Aniversário de Chaplin_2 125 Aniversário de Chaplin_3

100 Anos de Charlot - banner 4

Skip to content