leffest 2017 35

LEFFEST 2017: Isabelle Huppert com grande retrospectiva

Foram anunciados recentemente, em conferência de imprensa os primeiros destaques da 11ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, que este se muda para Sintra, deixando portanto de acontecer no Estoril.

O primeiro grande destaque da 11ª edição é a atriz Isabelle Huppert, que irá ter uma grande retrospectiva dos filmes que protagonizou, e uma exposição, Isabelle Huppert:Woman of Many Faces. A atriz francesa trabalhou com os maiores e mais prestigiados realizadores de cinema, como Jean-Luc Godard, Werner Schroeter, Claude Chabrol, Otto Preminger ou Michael Cimino. Na temporada passada, Isabelle Huppert teve um reconhecimento crítico e de público notável, com os inúmeros prémios pelo seu papel em “Elle” de Paul Verhoeven.

O encenador e realizador britânico Peter Brook, será também alvo de uma retrospectiva de vários filmes seus. O festival vai ainda realizar uma retrospectiva integral da obra fílmica de João Mário Grilo, e outra da obra de José Vieira.

Para além das habituais exposições de fotografia, espetáculos de dança e masterclasses, haverá uma sessão especial dedicada ao pianista Alain Planès, com o filme “L’Infini Turbulent”, de Dominique Lemonnier, seguido de concerto de Alain Planès. Será ainda exibido o filme de Gidon Kremer e Sandro Kancheli, “Images of the East”, com a participação do escultor sírio Nizar Ali Badr, a que se seguirá um concerto com Gidon Kremer e a violoncelista lituana Giedrė Dirvanauskaitė e um debate em torno da crise dos refugiados.

Destaque ainda para a masterclass “Grandes Nomes do Cinema”, que irá contar com cerca de dez grandes realizadores, para encontros únicos com o público, com quem irão partilhar verdadeiras ‘lições de cinema’. Estão confirmados até ao momento Stephen Frears, Raoul Peck e Abderrahmane Sissako.

A 11ª edição irá decorrer de 17 a 26 de novembro, no Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio Nacional e Jardins de Queluz e Palácio Nacional de Sintra, MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Parque e Palácio de Monserrate e FNAC Chiado.

leffest cartaz oficial 36

Fonte: Lisbon & Sintra Film Festival

Skip to content