Arranca hoje a a 14ª edição das Imagens do Real Imaginado (IRI),Ciclo de Fotografia, Cinema e Multimédia, organizado pelos departamentos de Artes da Imagem e de Multimédia, da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto, que decorre no Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, de 30 de outubro a 4 de novembro.

O tema deste ano é “Travessias”, numa edição que contará com diversas sessões, iniciando com um dia dedicado ao Ensino da Fotografia com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Seguem-se mostras e discussão de projetos nacionais e internacionais, no âmbito da ficção, animação e multimédia.

“A expressão Travessias é plural, estabelecendo um fascinante diálogo entre diferentes espaços de movimentação criativa, na discussão sobre os novos modelos de construção do ensino artístico numa época de crescente inovação tecnológica e virtual. A vertiginosa evolução das tecnologias digitais e da cultura produzida pela Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede, de uma quantidade infinita de realidades, paradigmas e processos de comunicação, despertando a necessidade de revelar também novos métodos, novas travessias e cenários de aprendizagem.”

A sessão de abertura acontece hoje, pelas 21h30, com o documentário israelita “Photo Farag”, de Kobi Farag, dedicado ao tema da fotografia. O programa deste ano apresenta, pela primeira vez, uma extensão do Festival de Cinema Family Film Project, assim como extensões de festivais como o Curtas Vila do Conde e do Cinanima e ainda uma mostra de curtas documentais da Embaixada dos Estados Unidos da América através do programa American Film ShowcaseSerão exibidos filmes como “Cidade Pequena” (2016) de Diogo Costa Amarante, “Tarrafal” (2016) de Pedro Neves, “A Family Affair” (2015) de Tom Fassaert e “Carga” (2017) de Luís Campos, com a presença dos realizadores em modo de masterclass.

Fonte: Imagens do Real Imaginado