Arranca hoje a 4ª edição do Porto/Post/Doc, que se realiza no Teatro Rivoli e no Teatro Passos Manuel, até 2 de dezembro. O certame abre, pelas 21h30, com a antestreia nacional do novo filme de Sofia Coppola, “O Seduzido” (“The Beguiled”), um remake da adaptação de 1971, realizado por Don Siegel e protagonizado por Clint Eastwood. O novo filme de Sofia Coppola conta no elenco com Nicole KidmanKirsten DunstElle Fanning, e Colin Farrell.

“Em The Beguiled, o estertor mais ou menos longínquo da guerra mistura-se com os suspiros, com os gemidos de dor e de prazer das personagens. Ambientado no século XIX, em plena Guerra Civil Americana, o filme passa-se quase todo dentro das quatro paredes de uma mansão isolada que serve de internato para cinco adolescentes e as suas duas percetoras. A calma e o equilíbrio aparentes deste microcosmos exclusivamente feminino serão desafiados quando elas aceitam cuidar de um Soldado da União gravemente ferido numa perna. Para Sofia Coppola, contudo, as referências históricas concretas parecem ser pouco importantes. A realizadora volta aqui a explorar o efeito disruptivo do desejo e a ambiguidade da experiência da sedução onde predador e presa se confundem”.

A 4ª edição do Porto/Post/Doc terá como foco o arquivo e a pós-memória, pelo que criou uma parceria com o CES (Centro de Estudos Sociais) da Universidade de Coimbra, e com o seu projeto Memoirs: Filhos de Império e pós-memórias europeias, permitindo a exibição de filmes muito recentes que utilizam material de arquivo, aprofundando um debate sobre a memória e sobre o passado. “Procura-se, com o programa, dar conta da utilização do arquivo como meio de produção de novas narrativas documentais e da preponderância desse método para interrogar a história do século XX.”

“Lucky”, de John Carroll Lynch“120 Batimentos por Minuto”de Robin Campillo, “Uma Sequela Inconveniente: A Verdade ao Poder” de Bonni Cohen e Jon Shenk(promovido por Al Gore), “A Viagem do Tempo: A Jornada da Vida” de Terrence Malick, “Grace Jones: Bloodlight And Bami” de Sophie Fiennes e “Dries” de Reiner Holzemer, são alguns dos filmes a estrear nesta edição do Porto/Post/Doc.

Ver programa.

Fonte: Porto/Post/Doc