Com o novo ano a dar os primeiros passos fazemos uma previsão do ano cinematográfico de 2018. São vários os filmes que se aguardam ansiosamente as suas estreias, desde blockbusters a filmes de cineastas consagrados e a estreantes ou pouco conhecidos ainda. Janeiro e Fevereiro são por norma a altura do ano com os filmes mais importantes nos cinemas, devido à temporada de prémios que se vive até à cerimónia dos Óscares (4 de março).

Seleccionamos 22 filmes que consideramos virem a ser os mais falados e descortinados este ano, seja pelo elenco, pelo realizador, pelo êxito de bilheteira que podem vir a ter, ou pelos prémios que podem vir a receber. Entre os mais aguardados encontramos por exemplo: o filme ‘maldito” de Terry Guilliam, “O Homem que Matou Dom Quixote”; a nova animação de Wes Anderson, “Ilha dos Cães”; “Um Desastre de Artista” de James Franco e o mais recente documentário de Agnès Varda, “Visages, Villages”. Os filmes mais esperados para a cerimónia dos Óscares 2018 são: “Três Cartazes à Beira da Estrada” de Martin McDonagh, “A Hora Mais Negra” de Joe Wright, “Chama-me Pelo Teu Nome” de Luca Guadagnino, “The Post” de Steven Spielberg, “Todo o Dinheiro do Mundo” de Ridley Scott, “The Florida Project” de Sean Baker e “Lady Bird” de Greta Gerwig. Quanto ao cinema português estão para já confirmadas as estreias de “O Sentido da Vida” de Miguel Gonçalves Mendes, “Ramiro” de Manuel Mozos e “Pedro e Inês” de António Ferreira.

Muitos mais filmes irão estrear este ano, provenientes de festivais de cinema como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance ou San Sebástian. Espera-se que 2018 seja um ano tão rico como foi 2017.

4 de Janeiro

Um Desastre de Artista, de James Franco

O Amante de um Dia, de Philippe Garrel

11 de Janeiro

A Hora Mais Negra, de Joe Wright

Três Cartazes à Beira da Estrada, de Martin McDonagh

18 de Janeiro

Chama-me Pelo Teu Nome, de Luca Guadagnino

25 de Janeiro

Gatos, de Ceyda Torun

The Post, de Steven Spielberg

1 de Fevereiro

Visages, Villages, de Agnès Varda

Linha Fantasma, de Paul Thomas Anderson

Loveless, de Andrey Zvyagintsev

8 de Fevereiro

Todo o Dinheiro do Mundo, de Ridley Scott

15 de Fevereiro

LBJ, de Rob Reiner

The Florida Project, de Sean Baker

1 de Março

Ramiro, de Manuel Mozos

Robert Frank – Don’t Blink, de Laura Israel

15 de Março

Le Redoutable, de Michel Hazanavicius

Lady Bird, de Greta Gerwig

22 de Março

Cinema Novo, de Eryk Rocha

19 de Abril

Pedro e Inês, de António Ferreira

25 de Abril

Ilha dos Cães, de Wes Anderson

31 de Maio

O Homem que Matou Dom Quixote, de Terry Gilliam

14 de Junho

O Sentido da Vida, de Miguel Gonçalves Mendes