A Cinema Bold apresenta pelo segundo ano consecutivo a iniciativa SCOPE 100 onde uma comunidade de 100 cinéfilos irá seleccionar um filme a estrear nas salas portuguesas – 100 Participantes. 5 Filmes. 1 Decisão.

Esta comunidade de 100 cinéfilos portugueses será responsável por ver e avaliar cinco filmes que tiveram um percurso de destaque nos principais festivais de cinema do mundo. A selecção de filmes desta edição será anunciada brevemente. Os 100 participantes irão, não só, votar e escolher um filme da selecção para ser distribuído comercialmente nas salas de cinema nacionais pela Cinema BOLD, como serão também chamados a participar e a contribuir na preparação de acções de promoção e lançamento do filme vencedor.

As inscrições decorrem até dia 28 de fevereiro em www.cinemabold.pt/scope100, e estão abertas ao público em geral com mais de 18 anos. O único requisito é gostar muito de cinema.

Implementado com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia, a iniciativa Scope 100, foi criado com o objectivo de promover o mais recente cinema europeu, e ao mesmo tempo, aproximar os espectadores dos mecanismos envolvidos nos processos de lançamento e distribuição cinematográficos. Esta iniciativa Europeia, é desenvolvida pela FESTIVAL SCOPE (França) e a GUTEK FILM (Polónia), em colaboração com as distribuidoras AEROFILMS (República Checa), ARTHAUS (Noruega), CINEFIL CO (Hungria), FOLKETS BIO (Suécia), KINO PASAKA (Lituânia), e em Portugal, a CINEMA BOLD/ALAMBIQUE.

O filme vencedor da 1ª edição do SCOPE 100 em Portugal foi o drama islandês “Corações de Pedra”, a primeira longa-metragem de Guðmundur Arnar Guðmundsson. O filme teve distribuição na plataforma VoD Filmin PT e foi lançado em DVD pela Cinema Bold.