The Other Side of Everything 2 39

«The Other Side of Everything» – Há sempre um outro lado da história

Durante o regime de Tito, na então Jugoslávia, os comunistas dividiram um apartamento num prédio situado no centro de Belgrado, multiplicando-o, para que outras famílias pudessem instalar-se. Esse apartamento pertence à família da própria realizadora, onde esta cresceu e vive atualmente com a mãe.

É com base nesta ideia que a realizadora Mila Turajlic compara a situação histórico-política da Sérvia (então ex-Jugoslávia); um país dividido, espelhamento simétrico do apartamento, que manteve sempre as portas fechadas ao outro lado. É apenas quando Mila e a sua mãe as abrem que se conhece a realidade da história da Sérvia.

“The Other Side of Everything” é um olhar subjetivo sobre a Sérvia desde a ditadura comunista de Tito até à queda do regime autoritário de Slobodan Milošević. O guia desta história é a mãe da cineasta, Srbijanka Turajlic, antiga ativista pró-democrata e professora de matemática na Universidade de Belgrado.

O estilo caseiro de Mila Turajlic torna-se fundamental para aproximar o espectador desta família e da sua história. Do apartamento, do micro-cenário, para a Sérvia. Este apartamento é um reflexo com fortes marcas do que foi e é hoje o país. A sua casa foi sempre o centro de discussões políticas e Mila cresceu envolvida nesse meio de luta e ativismo contra o regime ditatorial comunista. Durante vários anos, foi recolhendo imagens dos principais acontecimentos políticos do país pela janela do seu apartamento. A realizadora recorre também a imagens de arquivo dos média e a álbuns de fotografias de família. Enquanto nas ruas decorriam manifestações, o ambiente dentro de casa era de recordação das memórias e de discussão do futuro da Sérvia.

Com a queda do regime de Slobodan (líder do Partido Socialista da Sérvia) em 2000, parecia que a democracia tinha-se instalado na Sérvia, mas a sua presença era apenas fantasmática. 

Na Sérvia ainda não se vive em liberdade total, daí que o filme defenda que lutemos pelos nossos ideais e pelas mudanças políticas nos nossos próprios países. Não é um filme que nos dê respostas e deixa em aberto o futuro da Sérvia. Há que lutar sempre pela democracia e isso é claro nesta obra documental política, que é também uma homenagem à mãe da realizadora. Uma recordação do passado para confrontar a política do presente.

The Other Side of Everything 1 40Realização: Mila Turajlic
Argumento: Mila Turajlic
Elenco: Srbijanka Turajlic, Mila Turajlic
Sérvia – 2017
Documentário
Sinopse
: Através da porta trancada do apartamento da sua mãe em Belgrado, a realizadora sérvia Mila Turajlic revela-nos a história da sua própria família e a impetuosa herança política do seu país.

 

 

Classificação dos Leitores1 Vote
4.5
Skip to content