Passados 20 anos desde que o ex-Monty Python, Terry Gilliam, começou a trabalhar no projecto (em 1998), o primeiro trailer internacional de “The Man Who Killed Don Quixote” é finalmente divulgado.

Terry Gilliam (“A Vida de Brian”, “Monty Python e o Cálice Sagrado”, “Brazil – O Outro Lado do Sonho”, “12 Macacos”) passou um longo e polémico processo de produção nestes quase 20 anos para finalmente conseguir ver o seu filme prestes a estrear este ano.

O projecto mítico do realizador norte-americano, com argumento de Terry Gilliam e Tony Grisoni, é uma adaptação livre do romance Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. “O Homem Que Matou Dom Quixote” (“The Man Who Killed Don Quixote”) conta a história de um homem que viaja no tempo e, no século XVII, conhece Dom Quixote. Adam DriverOlga KurylenkoStellan Skarsgård, Jonathan Pryce, Joana Ribeiro e Jordi Mollà, integram o elenco.

Este filme foi sempre um projecto maldito na carreira do cineasta americano, que levou anos de tentativas falhadas a torná-lo real, sendo que na primeira vez transformou-o num documentário sobre os azares da produção, intitulado de “Lost in La Mancha”, em que Johnny Depp era a estrela. Ewan McGregor e Robert Duvall foram as estrelas da segunda tentativa de Gilliam, mas o projecto não se desenvolveu por falta de financiamento.

O filme foi produzido pela Alfama Films (França), Tornasol Films (Espanha) e pela Leopardo Filmes (Portugal). Devido a problemas legais e a desentendimentos de orçamento entre o realizador e o produtor português Paulo Branco (que alega serem dele os direitos do filme e não da produtora atual), ainda não se sabe quando estreia o filme. Há rumores de que o filme pode vir a estrear em maio, durante a 71ª edição do Festival de Cannes. No entanto, o filme está em julgamento entre Gilliam e Paulo Branco. A decisão judicial será conhecida apenas em junho, o que pode comprometer a sua estreia no Festival de Cannes. A Amazon Studios vai assegurar a distribuição nos EUA.