O Cinema Insuflável é uma sala de cinema itinerante para crianca̧s, onde os adultos podem entrar se forem acompanhados por uma criança.

A partir de obras de animação, ficção, documentários e cinema experimental, o Cinema Insuflável tem a missão de insuflar cinema na cabeça das crianca̧s. Segundo consta no manifesto Insuflável, “os programas a apresentar serão fruto de uma colaboração conjunta de várias entidades e programadores (…) O cinema insuflável não é uma sala de aula, apesar de utilizar algumas ferramentas pedagógicas, pretende sim, ser uma sala promotora da experiência de espectador de cinema e contribuir para a emoção pela arte e as marcas que esta deixa em cada um.”

A programação já divulgada é composta por filmes do NFB – National Film Board of Canada, que “é considerado um dos maiores laboratórios criativos do mundo. São produtores e distribuidores públicos no Cánada e responsáveis pela difusão de conteúdos audiovisuais distintos, inovadores e relevantes. Desde a sua fundação em 1939, criaram mais de 13 mil filmes, com mais de 5 mil prémios, incluindo 12 Oscares.”

Com coordenação de Sérgio Marques e concebido pelo estúdio de design R2, esta iniciativa é uma coprodução no âmbito do programa Cultura em Expansão. O Cinema Insuflável decorre, para já, nos dias 16 de junho (Parque da Pasteleira) e 30 de junho (Jardim das Pedras), no Porto.

Fonte: Cinema Insuflável