Entre 24 de novembro e 2 de dezembro, o Porto/Post/Doc irá exibir uma retrospetiva integral do “cinema do real” de António Reis e Margarida Cordeiro, pioneiros na simbiose entre cinema documental e ficção.

Serão quatro os filmes em sessão: “Jaime” (1974), obra a solo de António Reis, e três longas-metragens realizadas em colaboração com Margarida Cordeiro, “Trás-os-Montes” (1976), “Ana” (1985) e “Rosa de Areia” (1989). Vale a pena referir ainda que, para além das pontuais exibições na Cinemateca ou em festivais, estas obras nunca foram lançadas em DVD, pelo que o festival portuense oferece uma oportunidade única de apreciar a obra dos cineastas portugueses.

O programa do certame contará também com várias outras obras que serão alvo de debate no Fórum do Real, cujo tema é “Ficções do Real”.

O Porto/Post/Doc realizará ainda um workshop sobre o cinema no feminino, orientado por Laura Mulvey, investigadora, cineasta e professora de Estudos Cinematográficos na Birkbeck University of London. As inscrições estarão abertas até ao final de setembro.

Pode visitar o site do festival aqui.