As curtas-metragens “À Tona”, de Filipe Abranches e “Entre Sombras”, de Alice Guimarães e Mónica Santos, ambas produzidas pela Animais Avpl – Estúdio de Animação, vão ter estreia na Competição Nacional da 26ª edição do Curtas Vila do Conde, que decorre entre 14 e 22 de julho.

Em estreia mundial, “À Tona” é o filme mais recente de Filipe Abranches, que tem sido presença habitual nas últimas edições do festival. A animação, num registo próximo ao universo da BD, acompanha um piloto de combate que se despenhou no oceano e o seu resgate tardio, que acaba por acontecer num estranho cerimonial. O filme é exibido na sexta-feira, 20 de julho, às 20h, e no sábado, às 22h.

Depois de terem arrecadado dois prémios no festival em 2015 com “Amélia & Duarte”  (Prémio do Público e Prémio Canal +), Alice Guimarães e Mónica Santos regressam ao Curtas Vila do Conde com “Entre Sombras”, em estreia nacional.

A preto e branco e em ambiente de filme noir, a animação, em stop motion e pixilação, desenrola-se nos anos 40 e tem como pano de fundo a cidade do Porto, envolvida em mistério e jogos de sombras. Num mundo onde os corações podem ser depositados em bancos, a protagonista (Sara Costa) envolve-se numa aventura em busca de um coração selvagem e vê-se confrontada com um dilema: dar o seu coração ou guardá-lo para si. Neste filme, os estereótipos do cinema noir são desafiados de forma original e dão origem a uma narrativa de cariz feminista: a femme fatale é substituída pelo homme fatale (Gilberto Oliveira) e a história, contada sob o ponto de vista da protagonista (com a voz da atriz Margarida Vila-Nova), leva-nos a um surpreendente final de libertação feminina.

“Entre Sombras” é apresentado na quarta-feira, 18 de julho, às 20h, e repete na quinta-feira, dia 19, às 22h. A animação, co-produzida pela produtora francesa Vivement Lundi! e pela portuguesa Um Segundo Filmes e distribuída pela Agência da Curta Metragem, teve estreia mundial em junho no Festival Animafest Zagreb, onde foi distinguida com o Prémio do Público MR. M Short Film.

Ainda no âmbito do Curtas Vila do Conde, Filipe Abranches, Alice Guimarães e Mónica Santos terão a oportunidade de participar no Encontro com Realizadores, um espaço do festival onde os cineastas em competição podem falar sobre os seus filmes e discuti-los com o público, na quinta-feira, dia 19, e sábado, dia 21 às 16h, respetivamente.

Fonte: Produtora Animais AVPL