IndieLisboa 2013: Arranca hoje com o filme chileno “No”

Captura de ecrã 2013 04 18 às 12.12.06 1 Captura de ecrã 2013 04 18 às 12.12.06 2

"Não" (2013)_1

“Hollywood está a ficar sem ideias. Vem ao IndieLisboa ver algo novo.” é o mote do 10º Festival Internacional de Cinema Independente – IndieLisboa 2013, que arranca hoje e irá decorrer em Lisboa até 28 de abril, na Culturgest, Cinema São Jorge e no Cinema Londres. A cerimónia de abertura realiza-se hoje, no Cinema São Jorge, às 21h30, com o filme chileno “No” (“Não”), que marca o regresso de Pablo Larraín (“Tony Manero”) ao festival e leva-nos aos bastidores do plebiscito de 1988 no Chile, que decidiria se Pinochet permaneceria ou não no governo. À mesma hora na Culturgest, será exibido o drama “Paradise: Love”, de Ulrich Seidl, que tendo como pano de fundo a paisagem paradisíaca das praias do Quénia, “Paradise: Love” é o primeiro filme de uma trilogia e conta a história de uma mulher austríaca de cinquenta anos, Teresa, que viaja até um resort em busca de turismo sexual.

 

Mesmo em tempo de crise, o 10º aniversário do IndieLisboa vai apresentar cerca de 246 filmes durante duas semanas. Estes são alguns dos filmes que vão marcar presença nos próximos dias no certame: “Sightseers” de Ben Wheatley, “Amsterdam Stories ,USA” de Rob Rombouf e Rogier Van Eck“Gingers” de António da Silva, “Má Raça” de André Santos e Marco Leão“Giumme the Loot” de Adam Leon, “Leones” de Jazmin Lopes “Torres e Cometas” de Gonçalo Tocha e Dídio Pestana”Spring Breakers” de Harmony Korine“The Rolling Stones – Charlie Is My Darling” de Peter Whitehead e Mick Gochanour, “Simon Killer”  de Antonio Campos, “A Batalha de Tabatô” de João Viana“Frances Há” de Noah Baumbach, “Leviathan”, de Véréna Paravel e Lucien Castaing-Taylor, “Ape” de Joel Potrykus“The Act of Killing” de Joshua Oppenheimer“Death Row” de Werner Herzog , “I Used to Be Darker” de Matt Porterfield, “Computer Chess” de Andrew Bujalski.

 

“Uma das estreias mais aguardadas do ano – e um dos eventos mais esperados do IndieLisboa’13 – acontece já no dia 25 de abril, quinta-feira, às 21h30 no Cinema São Jorge, na sala Manoel de Oliveira. A antestreia de Spring Breakers, o mais recente filme de Harmony Korine, será apresentado numa sessão exclusiva para fãs do IndieLisboa. Na comemoração do 10º aniversário, pretendemos premiar o público que tem estado connosco desde o início. Esta será uma sessão especial dedicada aos fãs do festival e, por isso, não haverá bilhetes à venda para a exibição do filme. Os espectadores só poderão entrar na sessão mediante a apresentação de um voucher nas bilheteiras do festival. Os vouchers poderão ser adquiridos a partir da compra das respectivas cadernetas ou da participação nos passatempos Spring Breakers, que irão decorrer na Antena 3, na página de facebook do IndieLisboa e noutros locais a anunciar em breve.”

 

O filme de encerramento será “Before Midnight” de Richard Linklate, no dia 27 de abril, às 21h30, no Culturgest. “O primeiro IndieLisboa abriu com o filme Before Sunset (2004) de Richard Linklater e agora, dez anos mais tarde, a sequela Before Midnight, o terceiro desta trilogia, é mostrado na sessão de encerramento do festival.”

 

IndieLisboa 2013 - poster 1

Fonte: IndieLisboa

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content