A American Society of Cinematographers (ASC – Sociedade Americana de Cinematógrafos) celebra este ano o seu centésimo aniversário.
“A American Society of Cinematographers foi fundada em Hollywood a 8 de janeiro de 1919 com o objetivo de promover a arte e a ciência da cinematografia e de reunir os diretores de fotografia para trocar ideias, discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte – uma missão que continua até hoje.”
Para comemorar os 100 anos a ASC revelou uma lista de 100 filmes dedicada às conquistas visuais do século XX. A lista representa uma variedade de estilos, épocas e arte visual, mas, mais importante, comemora filmes que são influentes para os membros da ASC e mostram influência duradoura para gerações de cineastas. A lista culmina com um Top 10 por número de votos, enquanto os outros 90 títulos não são classificados. “Estamos a tentar chamar a atenção para as conquistas mais significativas da arte do diretor de fotografia”, garante Fierberg.
“Lawrence da Arábia” (1962), de David Lean, com direcção de fotografia de Freddie Young, lidera a lista seguido por “Blade Runner” (1982), com direcção de fotografia de Jordan Cronenweth e “Apocalypse Now” (1979), com direcção de fotografia de Vittorio Storaro, que ocupam o segundo e terceiro lugar respetivamente.
Fazem ainda parte da lista filmes como: “Metropolis” (1927), “Os Sete Samurais” (1954), “8 ½” (1963), “Aconteceu no Oeste” (1968), “Taxi Driver” (1976), “Amadeus” (1984), “A Lista de Schindler” (1993) e “Disponível para Amar” (2000). Ao longo deste ano de centenário a ASC irá publicar mais informações e textos sobre os filmes.
Lista dos 100 melhores filmes (1-10):
1. Lawrence of Arabia (1962), com direcção de fotografia de Freddie Young, BSC (David Lean)
2. Blade Runner (1982), com direcção de fotografia de Jordan Cronenweth, ASC (Ridley Scott)
3. Apocalypse Now (1979), com direcção de fotografia de Vittorio Storaro, ASC, AIC (Francis Ford Coppola)
4. Citizen Kane (1941), com direcção de fotografia de Gregg Toland, ASC (Orson Welles)
5. The Godfather (1972), com direcção de fotografia de Gordon Willis, ASC (Francis Ford Coppola)
6. Raging Bull (1980), com direcção de fotografia de Michael Chapman, ASC (Martin Scorsese)
7. The Conformist (1970), com direcção de fotografia de Vittorio Storaro, ASC, AIC (Bernardo Bertolucci)
8. Days of Heaven (1978), com direcção de fotografia de Néstor Almendros, ASC (Terrence Malick)
9. 2001: A Space Odyssey (1968), com direcção de fotografia de Geoffrey Unsworth e John Alcott, BSC (Stanley Kubrick)
10. The French Connection (1971), com direcção de fotografia de Owen Roizman, ASC (William Friedkin)
Lista dos 100 melhores filmes por ordem de estreia (11-100):
Metropolis (1927), com direcção de fotografia de Karl Freund, ASC; Günther Rittau
Napoleon (1927), com direcção de fotografia de Leonce-Henri Burel, Jules Kruger, Joseph-Louis Mundwiller,
Sunrise (1927), com direcção de fotografia de Charles Rosher Sr., ASC; Karl Struss, ASC
Gone with the Wind (1939), com direcção de fotografia de Ernest Haller, ASC
The Wizard of Oz (1939), com direcção de fotografia de Harold Rosson, ASC
The Grapes of Wrath (1940), com direcção de fotografia de Gregg Toland, ASC
How Green Was My Valley (1941), com direcção de fotografia de Arthur C. Miller, ASC
Casablanca (1942), com direcção de fotografia de Arthur Edeson, ASC
The Magnificent Ambersons (1942), com direcção de fotografia de Stanley Cortez, ASC
Black Narcissus (1947), com direcção de fotografia de Jack Cardiff, BSC
The Bicycle Thief (1948), com direcção de fotografia de Carlo Montuori
The Red Shoes (1948), com direcção de fotografia de Jack Cardiff, BSC
The Third Man (1949), com direcção de fotografia de Robert Krasker, BSC
Rashomon (1950), com direcção de fotografia de Kazuo Miyagawa
Sunset Boulevard (1950), com direcção de fotografia de John Seitz, ASC
On the Waterfront (1954), com direcção de fotografia de Boris Kaufman, ASC
Seven Samurai (1954), com direcção de fotografia de Asakazu Nakai
The Night of the Hunter (1955), com direcção de fotografia de Stanley Cortez, ASC
The Searchers (1956), com direcção de fotografia de Winton C. Hoch, ASC
Bridge on the River Kwai (1957), com direcção de fotografia de Jack HIlyard, BSC
Touch of Evil (1958), com direcção de fotografia de Russell Metty, ASC
Vertigo (1958), com direcção de fotografia de Robert Burks, ASC
North by Northwest (1959), com direcção de fotografia de Robert Burks, ASC
Breathless (1960), com direcção de fotografia de Raoul Coutard
Last Year at Marienbad (1961), com direcção de fotografia de Sacha Vierny
8 ½ (1963), com direcção de fotografia de Gianni Di Venanzo
Hud (1963), com direcção de fotografia de James Wong Howe, ASC
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964), com direcção de fotografia de Gilbert Taylor, BSC
I Am Cuba (Soy Cuba; 1964), com direcção de fotografia de Sergei Urusevsky
Doctor Zhivago (1965), com direcção de fotografia de Freddie Young, BSC
The Battle of Algiers (1966), com direcção de fotografia de Marcello Gatti
Who’s Afraid of Virginia Woolf? (1966), com direcção de fotografia de Haskell Wexler, ASC
Cool Hand Luke (1967),com direcção de fotografia de Conrad Hall, ASC
The Graduate (1967), com direcção de fotografia de Robert Surtees, ASC
In Cold Blood (1967), com direcção de fotografia de Conrad Hall, ASC
Once Upon a Time in the West (1968),com direcção de fotografia de Tonino Delli Colli, AIC
Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), com direcção de fotografia de Conrad Hall, ASC
The Wild Bunch (1969), com direcção de fotografia de Lucien Ballard, ASC
A Clockwork Orange (1971), com direcção de fotografia de John Alcott, BSC
Klute (1971), com direcção de fotografia de Gordon Willis, ASC
The Last Picture Show (1971), com direcção de fotografia de Robert Surtees, ASC
McCabe and Mrs. Miller (1971),com direcção de fotografia de Vilmos Zsigmond, ASC, HSC
Cabaret (1972),com direcção de fotografia de Geoffery Unsworth, BSC
Last Tango in Paris (1972), com direcção de fotografia de Vittorio Storaro, ASC, AIC
The Exorcist (1973), com direcção de fotografia de Owen Roizman, ASC
Chinatown (1974), com direcção de fotografia de John Alonzo, ASC
The Godfather: Part II (1974), com direcção de fotografia de Gordon Willis, ASC
Barry Lyndon (1975), com direcção de fotografia de John Alcott, BSC
One Flew Over the Cuckoo’s Nest (1975), com direcção de fotografia de Haskell Wexler, ASC
All the President’s Men (1976), com direcção de fotografia de Gordon Willis, ASC
Taxi Driver (1976), com direcção de fotografia de Michael Chapman, ASC
Close Encounters of the Third Kind (1977), com direcção de fotografia de Vilmos Zsigmond, ASC, HSC
The Duellists (1977), com direcção de fotografia de Frank Tidy, BSC
The Deer Hunter (1978), com direcção de fotografia de Vilmos Zsigmond, ASC, HSC
Alien (1979), com direcção de fotografia de Derek Vanlint, CSC
All that Jazz (1979), com direcção de fotografia de Giuseppe Rotunno, ASC, AIC
Being There (1979), com direcção de fotografia de Caleb Deschanel, ASC
The Black Stallion (1979), com direcção de fotografia de Caleb Deschanel, ASC
Manhattan (1979), com direcção de fotografia de Gordon Willis, ASC
The Shining (1980), com direcção de fotografia de John Alcott, BSC
Chariots of Fire (1981), com direcção de fotografia de David Watkin, BSC
Das Boot (1981), com direcção de fotografia de Jost Vacano, ASC
Reds (1981), com direcção de fotografia de Vittorio Storaro, ASC, AIC
Fanny and Alexander (1982), com direcção de fotografia de Sven Nykvist, ASC
The Right Stuff (1983), com direcção de fotografia de Caleb Deschanel, ASC
Amadeus (1984), com direcção de fotografia de Miroslav Ondricek, ASC, ACK
The Natural (1984), com direcção de fotografia de Caleb Deschanel, ASC
Paris, Texas (1984), com direcção de fotografia de Robby Müller, NSC, BVK
Brazil (1985), com direcção de fotografia de Roger Pratt, BSC
The Mission (1986), com direcção de fotografia de Chris Menges, ASC, BSC
Empire of the Sun (1987), com direcção de fotografia de Allen Daviau, ASC
The Last Emperor (1987), com direcção de fotografia de Vittorio Storaro, ASC, AIC
Wings of Desire (1987), com direcção de fotografia de Henri Alekan
Mississippi Burning (1988), com direcção de fotografia de Peter Biziou, BSC
JFK (1991), com direcção de fotografia de Robert Richardson, ASC
Raise the Red Lantern (1991), com direcção de fotografia de Lun Yang
Unforgiven (1992), com direcção de fotografia de Jack Green, ASC
Baraka (1992), com direcção de fotografia de Ron Fricke
Schindler’s List (1993), com direcção de fotografia de Janusz Kaminski
Searching For Bobby Fischer (1993), com direcção de fotografia de Conrad Hall, ASC
Trois Coulieurs: Bleu (Three Colours: Blue; 1993), com direcção de fotografia de Slawomir Idziak, PSC
The Shawshank Redemption (1994), com direcção de fotografia de Roger Deakins, ASC, BSC
Seven (1995),com direcção de fotografia de Darius Khondji, ASC, AFC
The English Patient (1996), com direcção de fotografia de John Seale, ASC, BSC
L. A. Confidential (1997), com direcção de fotografia de Dante Spinotti, ASC, AIC
Saving Private Ryan (1998), com direcção de fotografia de Janusz Kaminski
The Thin Red Line (1998), com direcção de fotografia de John Toll, ASC
American Beauty (1999), com direcção de fotografia de Conrad Hall, ASC
The Matrix (1999), com direcção de fotografia de Bill Pope, ASC
In the Mood for Love (2000), com direcção de fotografia de Christopher Doyle, HKSC