“A Despedida” estreia em janeiro nos cinemas portugueses

“A Despedida”, o divertido e emocionante filme da realizadora chinesa Lulu Wang, nomeado para os Globos de Ouro 2020 (Melhor Filme de Língua Estrangeira e Melhor Atriz Musical ou Comédia), estreia nos cinemas nacionais a 9 de janeiro.

Realizado e escrito por Lulu Wang, é uma celebração sincera e edificante do amor familiar, construindo magistralmente uma representação afetiva e bem-humorada de uma boa mentira em ação. Abordando as diferenças culturais entre ocidente e oriente, mas evocando a dimensão universal do amor familiar, “A Despedida” é uma jóia indie imperdível que fará o público tanto rir como emocionar-se.

Protagonizada por Awkwafina, a atriz e rapper americana de origem chinesa-coreana, o filme conta a história de uma família chinesa, criada nos EUA, que descobre que avó tem pouco tempo de vida, e que decide não a informar do diagnóstico. Em vez disso, os seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora, para que todos os familiares mais distantes possam vê-la uma última vez sem que ninguém saiba o que está a acontecer.

Para além da grande receção por parte da crítica – “A Despedida” venceu vários prémios entre os quais no Festival de Sundance Londres e nos Gotham Awards -, o filme teve um enorme acolhimento por parte do público, em especial nos EUA, onde obteve 20 milhões de espectadores.

Haverá uma antestreia em Lisboa, no dia 8 de janeiro, pelas 17h30, organizada pelo Museu do Oriente, com entrada gratuita. À exibição segue-se uma mesa-redonda, com a participação de Jorge Santos Alves, sobre o tema retratado na longa-metragem.