“A Flor da Felicidade”, da realizadora austríaca Jessica Hausner, protagonizado por Emily Beecham, Ben Whishaw, Kerry Fox e Kit Connor, estreia hoje nas salas de cinema portuguesas.

Alice, uma mãe solteira, é criadora de plantas numa empresa que se dedica ao desenvolvimento de novas espécies. Com Alice, trabalham Chris, que tem sentimentos por ela, e Bella, que acaba de voltar ao laboratório depois de um esgotamento nervoso. Infringindo a política da empresa, certo dia decide levar uma dessas plantas para casa e oferece-a ao seu filho adolescente, Joe. Este estranho psico-thriller futurista, quase sci-fi, transporta-nos para um ambiente refrigerado onde os comportamentos se alteram assustadoramente.

Este drama partiu da ideia “de que todas as pessoas escondem um segredo que nunca deixa de ser obscuro, nem para os outros nem para o próprio, Jessica Hausner trabalhou numa relação estreita com a clássica obra ‘Frankenstein’, escolhendo uma mulher como protagonista e transpondo a história para um cenário contemporâneo.”

“Hoje, somos confrontados com seres vivos que são produto da engenharia genética e não podemos realmente ter a certeza que tipo de perigo estes transportam. Talvez nenhum… mas não podemos ter certeza.”, afirmou Jessica Hausner.

Distribuído pela Alambique Filmes, “A Flor da Felicidade” venceu o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2019 e integrou a Selecção Oficial em Competição da última edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival 2019.

Flor-da-Flecididade-Jessica-Hausner-2020-poster