A Focus Features revelou o primeiro trailer de “Harriet”, um biopic da heroína americana abolicionista Harriet Tubman (1822-1913), que fugiu e ajudou a libertar dezenas de escravos e que liderou uma unidade armada do Exército da União durante a Guerra Civil.

Um drama biográfico realizado pela atriz e realizadora Kasi Lemmons (“Perseguição em Directo”, 2001, e “Fala Comigo”, 2007), com argumento de Kasi em colaboração com Gregory Allen Howard. Este é “um retrato completo do ícone abolicionista, focando nos elementos humanos de sua vida que tendem a ser encobertos.”

A icónica lutadora da liberdade, que desde a sua fuga da escravatura e de missões que levaram à libertação dezenas de escravos, é interpretada por Cynthia Erivo. A ela juntam-se nomes como Janelle Monáe, Joe Alwyn, Clarke Peters, Tim Guinee, Vanessa Bell Calloway, Leslie Odom Jr., entre outros.

O filme estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) em setembro, chegando às salas de cinema dos EUA em novembro. Ainda não há data de estreia para os cinemas portugueses.