O filme baseado na vida de J.R.R. Tolkien, autor de “The Hobbit” (1937) e da trilogia “O Senhor dos Anéis” (1954-1955), vai finalmente chegar ao grande ecrã após vários anos de produção e tem como título “Tolkien”.
A obra foi realizada pelo finlandês Dome Karukoski (“Tom Of Finland”, “Coração de Leão”) e foi produzida por Peter Chernin (“Planeta dos Macacos: A Origem”, 2011), Jenno Topping (“Elementos Secretos”, 2016), David Ready (“A Montanha Entre Nós”, 2017) e Kris Thykier (“Mulher de Ouro”, 2015).
O argumento de “Tolkien” está ao encargo de David Gleeson e Stephen Beresford, segundo a sinopse oficial este explora “os anos de formação do autor órfão enquanto descobre a amizade, o amor e a aspiração artística entre um grupo de proscritos na escola. Isto leva-o para o mundo da Primeira Guerra Mundial, que ameaça destruir a “Irmandade”. Todas estas experiências haveriam de inspirar Tolkien a escreveu os seus famosos romances sobre a Terra Média.”
Segundo Karukoski, o filme vai ao encontro dos “anos iniciais em que o artista que somos confronta, de certa forma, a nossa imaginação”, cita o USA Today. “Isso muitas vezes dá origem ao medo em relação ao modo como a nossa imaginação brinca connosco, especialmente na mente de um génio como Tolkien.”
O papel de Tolkien será interpretado por Nicholas Hoult, que entrou no filme candidato aos Óscares “A Favorita” (2018), de Yorgos Lanthimos, enquanto o papel da mulher do escritor, Edith Bratt, será interpretado por Lily Collins (“Deixa o Amor Entrar”, 2014). No resto do elenco constam atores como Colm Meaney (“Con Air: Fortaleza Voadora”, 1997), Anthony Boyle (“A Cidade Perdida de Z”, 2016) e Patrick Gibson (“O Que Fez o Richard”, 2012), entre outros.
O filme chega às salas de cinema do Reino Unido no dia 3 de maio de 2019.