O filme baseado na vida de J.R.R. Tolkien, autor de The Hobbit (1937) e da trilogia “O Senhor dos Anéis (1954-1955), vai finalmente chegar ao grande ecrã após vários anos de produção e tem como títuloTolkien”.

A obra foi realizada pelo finlandês Dome Karukoski (Tom Of Finland”, “Coração de Leãoe foi produzida por Peter Chernin (Planeta dos Macacos: A Origem”, 2011), Jenno Topping (Elementos Secretos”, 2016), David Ready (A Montanha Entre Nós, 2017) e Kris Thykier (Mulher de Ouro, 2015).

O argumento de “Tolkien” está ao encargo de David Gleeson e Stephen Beresford, segundo a sinopse oficial este explora os anos de formação do autor órfão enquanto descobre a amizade, o amor e a aspiração artística entre um grupo de proscritos na escola. Isto leva-o para o mundo da Primeira Guerra Mundial, que ameaça destruir a “Irmandade”. Todas estas experiências haveriam de inspirar Tolkien a escreveu os seus famosos romances sobre a Terra Média.”

Segundo Karukoski, o filme vai ao encontro dos “anos iniciais em que o artista que somos confronta, de certa forma, a nossa imaginação”, cita o USA Today. “Isso muitas vezes dá origem ao medo em relação ao modo como a nossa imaginação brinca connosco, especialmente na mente de um génio como Tolkien.”

O papel de Tolkien será interpretado por Nicholas Hoult, que entrou no filme candidato aos Óscares “A Favorita” (2018), de Yorgos Lanthimos, enquanto o papel da mulher do escritor, Edith Bratt, será interpretado por Lily Collins (Deixa o Amor Entrar”, 2014). No resto do elenco constam atores como Colm Meaney (Con Air: Fortaleza Voadora, 1997), Anthony Boyle (A Cidade Perdida de Z”, 2016) e Patrick Gibson (O Que Fez o Richard”, 2012), entre outros.

O filme chega às salas de cinema do Reino Unido no dia 3 de maio de 2019.