Riccardo-Scamarcio-Caravaggio

A vida do pintor Caravaggio será novamente levada para o Cinema

Riccardo Scamarcio (“John Wick 2”) encarnará o artista Caravaggio na coprodução italo-francesa “L’ombra del Caravaggio” (“A Sombra de Caravaggio”), filme assinado pelo realizador e também ator Michele Placido (“Romanzo Criminale”), que inicia a sua rodagem esta semana, em Nápoles (Itália).

Scarmarcio junta-se a Louis Garrel, Isabelle Huppert, Micaela Ramazzotti, o rapper italiano Tedua e até o próprio Placido no elenco. O realizador trabalhou no argumento deste filme durante 4 anos, com a colaboração de Sandro Petraglia (“A Missa Acabou”, “O Melhor da Juventude”) e Fidel Signorile (“1ª Linha”).

A história levará-nos ao século XVII, no auge da genialidade de Caravaggio, que se revela cada vez mais como um artista atormentado pelos seus demónios interiores e as constantes afrontas à Igreja. Informado do conteúdo maioritariamente obsceno na sua obra, o Papa Paulo V ordena uma ao Serviço Secreto do Vaticano uma investigação. É de acrescentar que o filme lidará com o mais controverso facto da vida do pintor: o assassinato de um jovem durante uma briga e a sua evasão às autoridades.

Recordamos que Caravaggio foi um dos mais influentes artistas barrocos da História, no cinema a sua vida tornou-se foco central de um aclamado e homónimo filme de Derek Jarmann, em 1986, que contou com os desempenhos de Nigel Terry, Tilda Swinton e Sean Bean. Venceu o Urso de Prata (Melhor Realização) no Festival de Berlim desse ano.